Faça um texto resumido incluindo TODOS os tópicos abaixo. 1) Quem inventou o rádio; 2) Surgimento do

Faça um texto resumido incluindo TODOS os tópicos abaixo. 1) Quem inventou o rádio;
2) Surgimento do rádio no Brasil;
3) As causas do seu surgimento;
4) O poder do rádio na sociedade brasileira;
5) Rádios famosas da época;
6) Locutores e cantores que fizeram sucesso na época;
7) Qual tipo de classe social ouvia as rádios.
>>>TODAS NO CONTEXTO BRASILEIRO<<<
É URGENTE, PRA AMANHÃ GENTE!

1 Resposta

  • Flavio

    O surgimento do rádio no Brasil foi ligado à invenção do telefone. Alexander Graham Bell inventou o telefone no século XIX, e isto deu origem a uma série de outras invenções importantes, incluindo o telégrafo e o rádio.

    O rádio foi uma invenção que se espalhou rapidamente, e o fez por duas razões: primeiro, porque tornou a comunicação mais rápida e muito mais barata do que o correio tradicional. Em segundo lugar, porque permitiu a comunicação de massa pela primeira vez na história. Estes dois fatores contribuíram para sua rápida disseminação por toda a sociedade.

    O rádio se tornou muito poderoso na sociedade brasileira desde o seu início. Ela foi ouvida por todas as classes sociais, mas especialmente por aqueles que viviam em áreas rurais. Rádios famosas da época, inclusive: Rádio Central, Rádio Ultra, Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Palavra Viva e Rádio Eldorado do Rio de Janeiro. Os locutores que tiveram mais sucesso naquela época foram: Carlos Alberto de Nóbrega, Zé Trindade e Geraldo Vandré.

    No início do século 20, os brasileiros se enamoravam do poder do rádio, o que lhes permitia disseminar informações e entretenimento por toda parte. Em maio de 1922, Ademar de Barros fez sua primeira transmissão na Radio Society of São Paulo, lançando uma carreira que o tornaria uma das emissoras mais famosas do Brasil. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas foram se dedicando a esta nova forma de comunicação.

    Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade Paulista. Foi a primeira estação de rádio oficial do Brasil, conhecida por seus poderosos transmissores. Amador Bueno de Paiva fundou uma estação de rádio no Rio de Janeiro chamada Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1924. As duas maiores cidades foram ligadas por rádio em 1927, quando a Rádio Clube do Brasil foi fundada. Esta estação permitia aos brasileiros de todo o país ouvir seus programas favoritos.

    A medida que a popularidade do rádio aumentava, aumentava também a carreira das pessoas neste campo. Uma dessas pessoas era Francisco Alves, conhecido como "o Rei da Melodia". Ele começou sua carreira cantando na rua com seu irmão e depois, eventualmente acabou se tornando um fenômeno de âmbito nacional. No início dos anos 40 Alves foi considerado o cantor mais amado do país, tanto que lhe foi dado o apelido de "Voz do Brasil". Na rádio brasileira Alves costumava cantar ao vivo uma vez por semana em "Fantasia" e "Cooperativa". Em 1945, ainda na Cooperativa, ele iniciou seu próprio programa chamado "La Voz do Brasil". Em 1947 ele foi para a Rádio Mayrink Veiga onde cantava ao vivo todas as noites até 1966.

    Nos anos 30, as rádios eram a principal fonte de entretenimento para milhões de pessoas. A rádio brasileira era muito popular também nas cidades e em áreas remotas. Estava dividida em duas categorias: "Rádio das Massas" e "Rádio do Povo". A primeira era destinada à classe média-alta, e a segunda aos pobres.

    Explicação:

    (Eis aí o texto com os 7 pontos. Por favor, deixe seu GOSTEI e FAVORITE, se foi útil a você)

    Desejo bons estudos! Tmj!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.