(FIL_EM05_LD_28_7) Leia o texto e responda às questões Onde estaria o fundamento da moral se caracteres

(FIL_EM05_LD_28_7) Leia o texto e responda às questões

Onde estaria o fundamento da moral se caracteres particulares não tivessem nenhum poder seguro ou definitivo de produzir sentimentos particulares, e se esses sentimentos não operassem de forma constante sobre as ações?

HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: UNESP, 2004. p. 130

A respeito da moral, Hume:

A
diferenciando-se de Rousseau, afirmava que não havia nas pessoas nenhum sentimento de autopreservação ou compaixão, e é justamente por isso que as paixões deveriam ser submetidas à razão.

B
afirmava que a moralidade resultava da razão, capaz de controlar os impulsos das paixões, pois, ao manterem-se no campo dos sentimentos, os seres humanos se desvirtuariam de seus impulsos originais.

C
associava a moralidade a sentimentos, mas não concordava em distinguir virtudes e vícios com base em desaprovação e culpa diante de uma ação.

D
desenvolveu uma nova concepção ética, segundo a qual o sentimento era apresentado como o fundamento da moralidade nas ações humanas.

E
entendia que a Ética deveria distinguir a moralidade dos sentimentos, baseando-se na distinção entre virtudes e vícios. Isso seria possível com base em uma avaliação racional das ações cometidas.

RESPONDER

Alves está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.