FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: BASES EPISTEMOLÓGICAS UNID 5 PERGUNTA 3 Fundamentando-se nas linhas epistemológicas

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: BASES EPISTEMOLÓGICAS UNID 5

PERGUNTA 3
Fundamentando-se nas linhas epistemológicas da Psicologia da Gestalt, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso:

I - Os gestaltistas definiram que existe uma diferença entre a percepção concreta e o estímulo sensorial, e que a percepção não pode ser explicada por uma reunião de elementos sensoriais nem como o somatório de suas partes.
II - Caracterizou-se a percepção como uma totalidade, uma Gestalt e, portanto, qualquer tentativa de reduzi-la, de analisá-la (no sentido de separação das partes) não seria eficaz.
III – No famoso exemplo da melodia, os gestaltistas tentam provar que quando ouvimos uma melodia, temos uma soma de tons individuais (elementos) que constituem o fundamento essencial da nossa experiência, e não uma totalidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a. V, F, F.

b. F, F, V.

c. F, V, V.

d. V, V, F.

e. F, V, F.
RESPOSTA : LETRA D

PERGUNTA 4
A psicanálise tem seu nascimento no final do século XIX, assim como outras Escolas de Pensamento no ramo da Psicologia; contudo suas semelhanças se dão mais em aspectos temporais, do que propriamente epistemológicos. A psicanálise, que se se confunde em seus primeiros passos com a história de Sigmund Freud, difere da Psicologia acadêmica contemporânea a ela, e se consolida como uma reflexão e prática clínica. Os dois principais e mais difundidos métodos freudianos são o da livre associação e o trabalho com os sonhos.
Fundamentando-se nas linhas epistemológicas da Psicanálise freudiana, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso:

I - A noção de resistência possibilitou a Freud a conceituação do princípio psicanalítico fundamental da repressão. Essa repressão era, para Freud, o processo de exclusão de ideias, desejos, lembranças do plano da consciência fazendo com que, assim, esse material operasse no plano da inconsciência.
II - Diante do quadro de exclusão forçada, provocado pela repressão, para Freud, o psicanalista deveria trabalhar com o máximo de distância ao paciente, sem nenhum tipo de intimidade. Seu método, portanto, não criava nenhum vínculo de tipo afetivo entre paciente e analista.
III - Freud acreditava que o mundo onírico era provido de desejos e anseios inconfessos, reprimidos pelos indivíduos, e que, portanto, esse material era fundamental para o processo analítico. Para Freud, os sonhos têm natureza dupla, uma manifesta e outra latente.
IV - A tarefa da interpretação dos sonhos é complexa porque esse material latente, em geral, aparece nos sonhos de modo cifrado, por meio de símbolos, metáforas, representações. E é preciso atenção especial às questões específicas do paciente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a. V, F, V, V.

b. V, V, F, F.

c. V, F, F, V.

d. F, V, F, V.

e. F, V, V, V.
RESPOSTA: LETRA A

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    sim

    Explicação:

    sim por que ajuda na nossa saúde os ossos ficam mais fortes e etc .

Clique aqui para adicionar a sua resposta.