Hoje, estamos discutindo a eficiência de uma educação técnica. A educação voltada ao trabalho, a qualificação

do trabalhador, a necessidade de atender ao mercado. Porém, este debate tem, também, a crítica daqueles que consideram que o papel principal da educação é desenvolver o senso crítico, valorizar a formação humana. Durante a fase getulista, após a chamada Revolução de 30, a educação passou a ser um instrumento importante da propagação do ideário nacional. A questão do trabalho e do desenvolvimento do país viu, na educação, uma formação de brasileiros que idolatram o Estado. Hoje, o contexto histórico é diferente, mas ainda travamos este debate acerca da educação. Sobre a educação estabelecida por Getúlio Vargas, durante o Estado Novo (1937 a 1945), assinale a alternativa correta:
A O humanismo foi a tônica do regime getulista. A escola deveria apresentar valores de formação intelectual e diversidade cultural. O nacionalismo foi construído em torno do interesse pelos valores regionais.
B O civismo foi a orientação para a formação do aluno em relação ao Estado, o nacionalismo, como elemento orientador do cidadão. O trabalho deveria ser o objetivo da escola voltada para as classes populares.
C A educação getulista retomou o ensino religioso. A moral católica foi inspiradora. Para Getúlio, o ensino religioso determinou o padrão cívico do Estado e foram as ordens religiosas que organizaram a formação profissional.
D A educação deveria obedecer aos critérios estabelecidos pelo governo, uma política rígida de formação humanista e de caráter socialista. Vargas foi uma expressão da consciência de classe em defesa da causa operária.
E A questão do estado é um elemento determinante na reforma promovida por Gustavo Capanema, ministro da educação de Vargas. Para ele, a educação não deveria se preocupar com os interesses privados, muito menos com o trabalho.

RESPONDER

carolinegigi está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.