Inércia e covardia são as causas de que uma tão grande maioria dos homens, mesmo depois de a natureza

há muito tê-los liberado de uma direção alheia (naturalmente maiores), de bom grado permaneça toda a vida na menoridade, e porque seja tão fácil a outros apresentarem-se como seus tutores. É tão cômodo ser menor. Possuo um livro que faz as vezes de meu entendimento; um guru espiritual, que faz as vezes de minha consciência; um médico, que decide por mim a dieta etc.; assim não preciso eu mesmo dispender nenhum esforço. Não preciso necessariamente pensar, se posso apenas pagar; outros se incumbirão por mim desta aborrecida ocupação. (KANT, I. Resposta à questão: o que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 406.) Na passagem citada acima, extraída do texto "Resposta à questão: o que é esclarecimento?", Kant apresenta alguns motivos pelos quais o homem, a despeito de sua idade, prefere manter-se num estado de menoridade, abdicando ao esclarecimento. Tendo em vista essa passagem e o conjunto do texto no qual ela se encontra, responda às seguintes questões: O que é o esclarecimento para Kant? O que ele entende por "menoridade"? Em que circunstância, segundo o filósofo, o homem seria considerado culpado por manter-se em um estado de menoridade?

#UFPR
#VESTIBULAR

1 Resposta

  • tokioruiva

    Esclarecimento é, em resumo, o uso da Razão como base para todas as ações humanas, sendo tão mais esclarecida a pessoa (e a sociedade) que reflete e usa a Razão, e não a tradição, para organizar-se.

    A "menoridade" intelectual é manter-se sob a responsabilidade intelectual de alguém, não refletindo ou buscando os seus próprios valores, mas simplesmente aceitando aquilo que outros nos impõem. São culpados pela sua manutenção na menoridade todos aqueles que se recusam a usar a Razão, preferindo fechar os olhos para a reflexão e apenas repetir, como se fossem animais, aquilo que a sociedade manda.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.