Informe se é verdadeiro (v) o falso (f) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência
correta.( ) a palavra moral vem do latim mos (singular), e mores (plural), que significa costume(s). por isso, muitos utilizam a expressão “bons costumes” como sinônimo de moral ou moralidade. em grego, o caráter ou o “modo de ser” dos cidadãos era designado pela palavra ethos.( ) quando se diferencia ética de moral, geralmente visa-se distinguir o conjunto das práticas morais cristalizadas pelo costume e convenção social dos princípios teóricos que as fundamentam ou criticam; a palavra ética é, então, usada para se referir à teoria sobre a prática moral.( ) as ações humanas produzem efeitos intencionais, mas também efeitos não intencionais, isto é, consequências que não estavam previstas na intenção do ato e que, muitas vezes, vão na direção oposta da intenção. o conhecimento da possibilidade dos efeitos não intencionais levanta a necessidade de não se reduzir as questões éticas às intenções das pessoas.( ) etimologicamente, virtude vem da palavra latina vir, que designa o homem, o varão. virtus é poder, potência (ou possibilidade de passar ao ato). persiste nesse sentido a ideia de força, de capacidade. em moral, a virtude do homem é a força com a qual ele se aplica ao dever e o realiza. a virtude é a permanente disposição para querer o bem, o que supõe a coragem de assumir os valores escolhidos e enfrentar os obstáculos que dificultam a ação.( ) o comportamento moral é consciente, livre e responsável. é também obrigatório, cria um dever. mas a natureza da obrigatoriedade moral não reside na exterioridade; é moral justamente porque deriva do próprio sujeito que se impõe a necessidade do cumprimento da norma. todas são verdadeiras.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
Gustavopierro
(V) A palavra moral vem do latim mos (singular), e mores (plural), que significa costume(s). Por isso, muitos utilizam a expressão “bons costumes” como sinônimo de moral ou moralidade. Em grego, o caráter ou o “modo de ser” dos cidadãos era designado pela palavra ethos.
Correto. Moral e Ética tem significados muito semelhantes em sua origem nos idiomas originais (latim e grego), sendo utilizadas pelas civilizações clássicas.
(V) Quando se diferencia ética de moral, geralmente visa-se distinguir o conjunto das práticas morais cristalizadas pelo costume e convenção social dos princípios teóricos que as fundamentam ou criticam; a palavra ética é, então, usada para se referir à teoria sobre a prática moral.
Correto. Muitos teóricos analisam e apontam esta diferença entre moral e ética: a ética é a ciência que trata dos assuntos relacionados à moral.
(V) As ações humanas produzem efeitos intencionais, mas também efeitos não intencionais, isto é, consequências que não estavam previstas na intenção do ato e que, muitas vezes, vão na direção oposta da intenção. O conhecimento da possibilidade dos efeitos não intencionais levanta a necessidade de não se reduzir as questões éticas às intenções das pessoas.
Correto. Muitas coisas acabam tendo consequências diferentes daquelas pretendidas, logo, alterando seu significado inicial. Isso, todavia, não torna, de pronto, uma atitude antiética.
(F) Etimologicamente, virtude vem da palavra latina vir, que designa o homem, o varão. Virtus é poder, potência (ou possibilidade de passar ao ato). Persiste nesse sentido a ideia de força, de capacidade. Em moral, a virtude do homem é a força com a qual ele se aplica ao dever e o realiza. A virtude é a permanente disposição para querer o bem, o que supõe a coragem de assumir os valores escolhidos e enfrentar os obstáculos que dificultam a ação.
Falso. Virtude vem da palavra latina virtus.
(V) O comportamento moral é consciente, livre e responsável. É também obrigatório, cria um dever. Mas a natureza da obrigatoriedade moral não reside na exterioridade; é moral justamente porque deriva do próprio sujeito que se impõe a necessidade do cumprimento da norma.
Correto! O comportamento moral tem duas faces: obrigatória e voluntária.