Leia o texto abaixo acerca da obra de Platão: “Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides

era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.”

Parmênides foi um pensador pré-socrático estudado por Platão, com o qual Platão estabeleceu várias relações. Acerca dos pensamentos de Platão podemos afirmar corretamente que:

Alternativas:

a)
Platão diferenciou o mundo sensível do mundo inteligível, ou seja, o mundo da materialidade (sensação) e o mundo dos conceitos (razão), esse acessível somente pela nossa atividade racional.

b)
Platão diferenciou o mundo sensível do mundo inteligível, ou seja, o mundo da alma e o mundo do espírito (razão), esse acessível somente pela nossa atividade racional.

c)
Platão diferenciou o mundo animado do mundo inanimado, ou seja, o mundo da materialidade (sensação) e o mundo dos conceitos (razão), esse acessível somente pela nossa atividade fabril.

d)
Platão diferenciou o mundo sensível do mundo inteligível, ou seja, o mundo da materialidade (sensação) e o mundo dos conceitos (razão), esse acessível somente pela nossa atividade passional, ou seja, ligada às paixões.

e)
Platão diferenciou o mundo sensível do mundo inteligível, ou seja, o mundo da materialidade (sensação) e o mundo dos conceitos (razão), esse acessível somente pela nossa atividade sofística retórica.

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    resposta:

    empírico científico filosófico teológico

    explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.