Leia os textos a seguir. “A única maneira de instituir um tal poder comum é conferir toda sua força

e poder a um homem ou a uma assembleia de homens. É como se cada homem dissesse a cada homem: Cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferires a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações. Feito isso, à multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado.” (Adaptado de: HOBBES, T. Leviatã. Trad. de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p.109. Coleção Os Pensadores.)

“O ponto de partida e a verdadeira constituição de qualquer sociedade política não é nada mais que o consentimento de um número qualquer de homens livres, cuja maioria é capaz de se unir e se incorporar em uma tal sociedade. Esta é a única origem possível de todos os governos legais do mundo.” (Adaptado de: LOCKE, J. Segundo tratado do governo civil: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Trad. de Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, 1994. p.141. Coleção Os Pensadores.)

“Achar uma forma de sociedade que defenda e proteja com toda a força comum a pessoa e os bens de cada sócio, e pela qual, unindo-se cada um a todos, não obedeça todavia senão a si mesmo e fique tão livre como antes. (ROUSSEAU, 2003, p. 31)

A partir da análise dos textos e dos conhecimentos sobre o jusnaturalismo e contratualismo no que se refere à instituição do Estado, explique as diferenças entre o contrato proposto por Hobbes, por Locke e por Rousseau.

1 Resposta

  • pohameeeeu

    O ponto de partida e a verdadeira constituição de qualquer sociedade política não é nada mais que o consentimento de um número qualquer de homens livres, cuja maioria é capaz de se unir e se incorporar em uma tal sociedade. Esta é a única origem possível de todos os governos legais do mundo.

     

    Considere as afirmações abaixo:

     

    I - A defesa dos ideais liberais desempenharia papel relevante no combate ao Antigo Regime. As bases do ideal liberal foram estabelecidas por John Locke (1632 – 1704), a partir da premissa que o ser humano possui direitos inalienáveis (ou naturais): a vida, a liberdade e a propriedade privada.

    II - Liberalismo significa a defesa das liberdades individuais, que podem ser compreendidas no aspecto político (liberdade de escolha de representantes e associações partidárias, por exemplo) ou no aspecto econômico (livre iniciativa e livre concorrência representados pela "mão invisível" do mercado).

    III -  Durante o século XIX e início do século XX, as ideias liberais foram afirmadas por governantes de muitos países do mundo, principalmente os de economia forte. A quebra da Bolsa de Nova York, em outubro de 1929, foi um trágico evento econômico que levou essas ideias ao total descrédito.

     

    É correto o que se afirma em:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.