LEIA OS TEXTOS A SEGUIR E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: TEXTO I: “Bastar-se a si mesma é uma meta a que

tende toda a produção da Natureza e é também o mais perfeito estado. É, portanto, evidente que toda cidade está na Natureza e que o ser humano é naturalmente feito para a sociedade”(ARISTÓTELES apud SAVIAN FILHO, J. Filosofia e Filosofias: Existência e Sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 206). TEXTO II: “O humano tem uma inclinação para associar-se porque se sente mais como humano num tal estado, pelo desenvolvimento de suas disposições naturais. Mas ele também tem uma forte tendência a separar-se (isolar-se), porque encontra em si, ao mesmo tempo, uma qualidade insociável que o leva a querer conduzir tudo simplesmente em seu proveito. (KANT apud SAVIAN FILHO, J. Filosofia e Filosofias: Existência e Sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 208). * Ambos defendem, sob a mesma ótica, a origem natural da vida em sociedade.

Ambos afirmam uma tendência natural a viver em sociedade, mas o segundo não a defende de modo exclusivo, posicionando-se a favor da existência também de uma tendência à insociabilidade.

Sendo os textos, um oposto ao outro, somente um deles pode ser considerado verdadeiro.

Por defender a existência de uma tendência natural à insociabilidade, o segundo texto exclui totalmente a possibilidade de uma relação de complementariedade entre ambas.

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    A segunda alternativa, "ambos afirmam uma tendência natural a viver em sociedade, mas o segundo não a defende de modo exclusivo, posicionando-se a favor da existência também de uma tendência à insociabilidade", é a correta.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.