LEIA OS TEXTOS ABAIXO:TEXTO I. “Talvez a Sociedade tenha raízes determinadas pela Natureza, mas os

humanos a constroem de maneira especificamente humana. Costuma-se dizer em Filosofia que os seres humanos podem comportar-se como causas (refletidas) de suas ações e estabelecer objetivos (também refletidos) para elas. Em outras palavras, os seres humanos são dotados de liberdade. A Sociedade, dessa perspectiva, aparece como uma livre associação entre indivíduos, com o objetivo de realizar trocas que permitam organizar a vida humana e continuá-la.” TEXTO II. “Se a Natureza os leva a reunir-se em Sociedade, então não são eles que estão na causa dessa associação nem são eles que a escolhem como objetivo. Além disso, a própria Sociedade antecede os seus membros e influencia seu modo de viver, fazendo-os repetir padrões de comportamento já existentes. [...] A sociedade aparece, então, como algo mais do que a simples soma de indivíduos. Mas, se a liberdade dos indivíduos consiste em ser causa e objetivo de suas ações, então a Sociedade anula a liberdade?” Com base nos textos e no que se estudou, os textos apontam para um problema filosófico que consiste em: * Mostar que a sociedade é uma livre associação de indivíduos, não sendo, portanto, sujeita a nenhuma determinação da natureza.

Evidenciar que a Sociedade, tendo raízes na determinação da natureza, a liberdade humana não passa de anseio humano irrealizável.

Esclarecer que liberdade individual é algo privado, e a sociedade uma experiência coletiva, não havendo nenhum choque entre ambos.

Explicar como a liberdade humana se relaciona com determinações naturais acerca da vida em sociedade.

1 Resposta

  • TonyWeber

    resposta:

    A primeira

    Explicação:

    Porque a lei solta os indivíduos. Da prisão

Clique aqui para adicionar a sua resposta.