Lógica – exercícios de revisão e fixação ii 2. classifique os seguintes argumentos como dedutivos

Lógica – exercícios de revisão e fixação ii
2. classifique os seguintes argumentos como dedutivos ou indutivos:

01. nota-se, pela situação do país, pelos hábitos do povo, pela experiência que temos tido sobre esse ponto, que é impraticável levantar qualquer soma muito considerável para a tributação direta. as leis fiscais têm-se multiplicado em vão; novos métodos para aplicar a arrecadação foram tentados inutilmente; a expectativa pública tem sido uniformemente desapontada e as tesourarias estaduais continuam vazias. alexander hamilton, the federalista, n, xii
02. frequentemente, quando chove fica nublado. está chovendo. portanto está nublado.
03. não há registros de seres humanos com mais de 5m de altura. nunca tivemos um ser humano com mais de 5m de altura.
04. os países subdesenvolvidos se caracterizam por: insuficiência alimentar, agricultura deficiente, baixa renda per capita, industrialização reduzida, subordinação econômica, intensa natalidade em estruturas socias ultrapassadas, situação sanitária deficiente, etc. ora, o brasil apresenta todas estas características. portanto, o brasil é um país subdesenvolvido.
05. jânio quadros renunciou à presidência em circunstâncias excepcionais. ora, todo aquele que renuncia à presidência em circunstâncias excepcionais pretende ser reconduzido triunfalmente ao poder. portanto, o que jânio pretendia era isso: ser reconduzido triunfalmente ao poder.
06. alguns porcos têm asas. todas as coisas aladas gorjeiam. logo, alguns porcos gorjeiam.
07. nenhum mortal pode parar o tempo. você é mortal. logo, você não pode parar o tempo.
08. as massas de trabalhadores excedentes, cronicamente desempregados, não têm possibilidade de se integrar nos circuitos monetários da economia do país subdesenvolvido. eles vivem, portanto, à custa daqueles que têm trabalhado, aglutinados ao redor de unidades de produção artesenal ou agrícola.
09. 73% da mão-de-obra na áfrica do norte está voltada para a agricultura. o mesmo ocorre com 76% dela na áfrica negra, 62% na américa central, 55% na américa do sul, 70% no sudoeste da ásia, 74% na ásia meridional e 71% na ásia oriental. por conseguinte, os países subdesenvolvidos se caracterizam pela grande proporção da população empregada na agricultura.
10. há algumas décadas, o fenômeno do subdesenvolvimento conta com um elemento constitutivo realmente novo: a tomada de consciência das populações sobre a miséria de sua situação. ela resulta de causas profundas, ligadas à própria evolução histórica dos países subdesenvolvidos. sob a influência do “progresso”, as estruturas tradicionais e as formas de pensamento dela dependentes tendem a desagregar-se. desde então, a miséria passou a ser encarada sob um prisma diferente, dando origem àquilo que g. myrdal denominou “o grande despertar” dos países subdesenvolvidos.
11. o analfabetismo é igualmente um dos traços característicos do subdesenvolvimento. enquanto a proporção de maiores de 10 anso de idade iletrados é de no máximo 4% nos países desenvolvidos, ela aumenta consideravelmente nos subdesenvolvidos. as taxas são as seguintes: 17% na argentina, 23% na itália e na espanha, 41% na grécia, 40% em portugal, 57% no brasil e venezuela, 70% na turquia, 86% no egito e malásia, mais de 90% na índia e na áfrica negra. a única exceção é o japão, com apenas 5%.
12. a mais popupar descrição que se pode dar de um contrato é também a mais exata, notadamente, pois é uma promessa ou conjunto de promessasa que a lei fará respeitar. portanto, está claro que um estudo de contratos é um estudo de promessas.

RESPONDER

Yarawaneska está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.