No cotidiano docente podemos nos utilizar das Tecnologias de

Informação e Comunicação (TIC) em prol da educação inclusiva em sala de aula comum. Muitas são as suas possibilidades e os pesquisadores GIROTO, POKER, OMOTE (2012) escrevem sobre as aplicações da TIC logo abaixo:

As aplicações das TIC para a realização de atividades traz uma série de vantagens, tais como: a individualização do ensino respeitando o ritmo e o tempo de realização de atividade de cada aluno; a flexibilidade que viabiliza o uso de canais sensoriais distintos; a avaliação contínua e dinâmica; a auto avaliação; a manutenção da mesma atividade/exercício de acordo com as necessidades educacionais do aluno; o ajuste do nível de complexidade da atividade; o desenvolvimento de hábitos e de disciplina para sua utilização; a motivação, pois podem ser inseridos temas, cores, figuras, formas que atendem aos interesses dos alunos estimulando-os, de diferentes maneiras, a realizar as atividades propostas, entre outras.

Disponível em: GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao (Ed.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Editora Oficina Universitária, p.21. 2012.


Sobre a educação inclusiva e os diferentes usos da tecnologia para benefício de todos os estudantes, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
A individualização do ensino é um benefício que pode ser aproveitado por todos os discentes.

Alternativa 2:
A flexibilização de diferentes canais sensoriais acaba por dificultar o aluno PNEE com dificuldades motoras.

Alternativa 3:
A simples variação de cores e formas com a inserção de figuras já pode ser considerada uma inclusão total.

Alternativa 4:
O nível de complexidade de cada atividade deve ser mantido o mesmo para que os alunos se sintam capazes.

Alternativa 5:
A tecnologias se restringem aos aspectos de comunicação e informação como smartphones, tablets e computadores.

RESPONDER

detcho está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.