No livro vii, do diálogo intitulado a república, do filósofo grego platão (428-347 a. a personagem sócrates

constrói uma narrativa, que ficou conhecida como a alegoria da caverna, sobre a situação do homem no que diz respeito à educação e à ausência de educação. nessa alegoria, a passagem do interior para o exterior da caverna simboliza a educação do filósofo que – uma vez liberto das amarras que o prendiam às sombras no interior da caverna, isto é, ao mundo sensível, enganador e ilusório – descobre a luz da verdade, representada pelo sol no exterior da caverna, ou seja, o mundo inteligível. a respeito da filosofia de platão, assinale o que for correto.
i. para platão, o exercício da filosofia é um problema moral, evidenciado pela conexão apresentada na alegoria da caverna entre a liberdade do homem e o conhecimento da verdade.
ii. o método dialético, seguido por platão em seus diálogos, é uma disputa de opiniões particulares em que prevalecem os interlocutores mais persuasivos.
iii. platão critica a pedagogia tradicional de seu tempo, baseada no estudo das tradições poéticas de homero e hesíodo, pois a arte, sendo imitação da realidade, não é capaz de conduzir ao conhecimento das coisas verdadeiras.
iv na teoria política de platão, cabe ao filósofo o governo da cidade, pois aquele que se dedica à busca do conhecimento verdadeiro é capaz de agir e de julgar de forma verdadeiramente justa.
v. a alegoria da caverna mostra como o saber é ensinado pelo filósofo àqueles que, por si mesmos, não possuem o poder de conhecer as coisas verdadeiras.

RESPONDER

Ristermit está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.