No texto sobre a pedagogia, escrito por kant, encontramos uma metáfora relacionada ao contexto da educação:

“uma árvore que permanece isolada no meio do campo não cresce direito e expande longos galhos; pelo contrário, aquela que cresce no meio da floresta cresce ereta por causa da resistência que lhe opõem as outras árvores, e, assim, busca por cima o ar e o sol” (kant). essa metáfora justifica a existência da disciplina para a educação do homem para o aperfeiçoamento da vida em sociedade. em relação a esse tema da disciplina, leia os enunciados abaixo: i. o indivíduo não é um ser isolado, mas vive melhor se viver em sociedade, em relações interindividuais ii. a resistência é algo positivo. o antagonismo é o melhor meio para o desenvolvimento da natureza racional da espécie humana. iii. resistir, sofrer resistência, ser disciplinado leva o homem a controlar seus impulsos, favorecendo a formação de um sujeito possuidor de um discernimento moral para viver em sociedade. iv. temos no homem duas instâncias contrárias que não podem se tornar harmônicas: a propensão ao egoísmo, à selvageria e a necessidade de uma lei que limite a liberdade de todos. tendo como base a citação acima e as reflexões kantianas sobre a disciplina para a educação do homem, é correto o que se afirma em: escolha uma: a. i e iv apenas b. i apenas c. i, ii e iii apenas d. ii e iii apenas

1 Resposta

  • thayaraoliversantos

    Olá,

    Alternativa correta: C. I, II e III estão corretas

    I - correto. Para Kant, o homem, como única criatura racional, tem uma disposição natural para desenvolver-se, porém não como indivíduo, mas sim, como espécie.

    II - correto.  Os homens estão dotados da capacidade de se antagonizarem para o  desenvolvimento de todas as suas disposições naturais.

    III - correto. É imperativo para que a espécie  humana atinja o seu fim que ela viva neste estado de coerção. Só  a insociabilidade gera cultura e arte como também dá condições  para a instauração da disciplina que garantem a ordem social.

    IV - incorreto. Estas duas instâncias precisam se tornar harmônicas. A propensão ao egoísmo, ou à selvageria, destrói qualquer possibilidade de  formação de uma sociedade livre e perfeita.

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