O humanismo renascentista representa a passagem da ideia tipicamente medieval de que o homem é um ser

pecador e indigno do reino dos céus e de que a vida mundana não tem valor para a ideia de que essa vida tem valor, bem como a compreensão de que o homem é, sobretudo, obra-prima da criação divina. Quanto a isso, duas ideias são fundamentais: aquilo que comumente chamamos de virada antropocêntrica renascentista e a sua proposta de retorno ao mundo clássico. (SOUZA, 2019, P. 5) Com base nas informações assinale a alternativa correta:

a.
Uma das fontes nas quais o renascimento bebeu foi o mundo medieval com seus valores e conceitos religiosos

b.
Na concepção religiosa medieval, similar a perspectiva renascentista, o homem é criatura e não pode desvendar os enigmas da criação

c.
O principal pensador da época Santo Agostinho.

d.
A visão de mundo teocêntrica medieval não era mais aceitável, posto ser considerada um tanto quanto ultrapassada e decadente

e.
Os homens renascentistas abandonaram completamente e religião e tornaram-se ateus

1 Resposta

  • Camila

    A ideia de sujeito do conhecimento surgiu a partir da Filosofia Moderna e a educação pressupõe ênfase na aprendizagem do aluno por meio da autenticidade do professor (D).

    Na modernidade, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade.

    Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.

    Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.

    Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento.

    Saiba mais sobre o Humanismo:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.