O projeto profissional do assistente social é composto de princípios éticos e políticos que refletem

a imagem da profissão. Alguns dos elementos constitutivos do projeto profissional que o materializam e orientam as competências dos assistentes sociais estão em suas dimensões teórico-metodológicas, política e jurídica. Em linhas gerais, do que se trata a dimensão teórico-metodológica? a ) A dimensão teórica-metodológica se materializa pelo aspecto político e organizativo, por meio das entidades representativas da categoria, como os conselhos federal e regionais, e por aquelas ligadas à formação profissional e aos estudantes, refletindo a pluralidade de posicionamentos.

b ) A dimensão teórica metodológica está relacionada ao conjunto de normas e leis que legitimam e regulamentam a profissão e que amparam o fazer do assistente social por meio de documentos legitimados pela categoria, como o Código de Ética Profissional, a Lei n. 8662/1993, que regulamenta a profissão, e as Diretrizes Curriculares do Serviço Social.

c ) A dimensão teórica metodológica conta com um aparato de normas não exclusivo, mas que se relaciona diretamente à atividade dos assistentes sociais em suas áreas de atuação, notadamente na saúde, na assistência social e na infância e adolescência, materializando o projeto profissional.

d ) A dimensão teórica-metodológica dá ao assistente social um direcionamento reflexivo e crítico diante das contradições existentes na realidade social, que se reflete no fazer profissional e na sistematização e organização de suas práticas por meio de análises investigativas sobre seu próprio fazer.

e ) A dimensão teórica metodológica está relacionada aos espaços democráticos construídos pela categoria, nos quais se apresentam a pluralidade de ideias e de pensamentos em constante disputa e a construção coletiva do projeto ético-político da profissão.

RESPOSTA: D

RESPONDER

Yarawaneska está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.