Oavião supersônico concorde, que deixou de operar em 2003, tinha 62,1 m de comprimento quando estava em

repouso no solo em um dia cuja temperatura média fosse 15ºc. ele era feito basicamente de alumínio. quando voava à velocidade igual ao dobro da velocidade do som, o atrito com o ar aquecia a parte externa do concorde e gerava uma dilatação de 25 cm no comprimento de avião. o compartimento dos passageiros era apoiado em rolamentos, e o avião se expandia em torno dos passageiros.
qual era a temperatura da parte externa da aeronave durante o voo?
alfa do alumínio = 2,4*10^-5 ºc^-1

meu resultado não chegou perto
resposta: t~= 182,74ºc
me expliquem o porquê desse resultado,.

1 Resposta

  • tokioruiva

    Vamos lá...

    Nomenclaturas:

    dT = variação de temperatura.
    dL = variação de comprimento.
    a = coeficiente de dilatação linear.

    Aplicacao:

    Para facilitar os cálculos, devemos passar todas as informações para notação científica, com isso, vamos aplicar todas essas informações na propriedade da variação de dilatação linear, veja:

    dL = L0 imes alpha imes dT. 2.5 imes {10}^{1} = 6.21 imes {10}^{1} imes 2.4 imes {10}^{ - 5} imes dT. dT = frac{2.5 imes {10}^{1} }{14.904 imes {10}^{ - 4} } dT = 0.167740204.

    Observe que encontramos o valor da variação de temperatura, ou seja, para encontrarmos o valor da temperatura externa da aeronave devemos somar a temperatura inicial (To) com a variação de temperatura, assim:

    T(externa) = T0 + dT. T(externa) = 15 + 167.74. T(externa) = 182.74 : graus : celsius.

    Você solicita a resposta exata, portanto, tive que utilizar grande parte das casas decimais para chegar na resposta, porém, poderíamos utilizar aproximações para encontrarmos um valor próximo ao resultado.

    Como fora afirmado o seu valor não chegou próximo da solução pois telvez não deve ter somado as variações de temperatura.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.