Observe a seguinte afirmação sobre a filosofia de Espinosa(1632-1677): “A filosofia procura explicar

tanto a ordem do real como a posição do homem nessa ordem (o que para nós é o bem e o mal) sem o recurso a nenhum mistério e nenhuma arbitrariedade. Isso significa encontrar o porquê do real, do bem e do mal sem ter que apelar para a opinião dos outros, à própria opinião ou mesmo à própria experiência, se elas forem insuficientes para mostrar as razões de aceitarmos nossos julgamentos. Apenas serão aceitos como filosóficos os julgamentos fundados na experiência suficiente para demonstrarmos o que julgamos, na razão ou, enfim, na compreensão intelectual daquilo que julgamos.” (VIEIRA NETO, P. Espinosa. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, p. 193 e 194). A partir da leitura do excerto, assinale o que for correto.

a- O juízo humano é uma opinião, pois a experiência é insuficiente para conhecer a verdade.
b- O entendimento humano dos fenômenos do mundo é impossível, pois depende da vontade de Deus.
c- O intelecto humano tem preponderância sobre a experiência empírica, pois Espinosa é um filósofo racionalista.
d- O conhecimento do bem e do mal corresponde às ordenações humanas que o entendimento descobre no mundo.

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    A sequência que melhor se aplica está em: F-V-F-F-V-V-V-V-V-V-V-F-V-V-V-V-F-V-V-F.

    A filosofia medieval teve sua ascensão na idade média, e, seus objetivos eram todos voltados para a influência que a ciência nesse período tinha da igreja católica.

    Para ser mais exato, a igreja católica comandava a cultura, a economia e o espaço social dos indivíduos, o que refletia diretamente na ciência e no campo de pesquisa, inclusive no pensamento filosófico.

    A partir do século XV a filosofia moderna  e a filosofia contemporânea se estabeleceram  até o século XIX, onde o mundo passou por mudanças como a Revolução Industrial, Francesa, etc; Sabendo disso, seu início foi marcado pelo Renascimento, onde a concepção da razão teve um crescimento, sendo rebuscado o desejo de razão, dos quais podemos destacar os seguintes períodos:  

    1 - Filosofia no Renascimento;  

    No século XVII;  

    No século XVIII;

    E por fim, no século XIX.

    Filosofia contemporânea características:

    A filosofia moderna abarcava um contexto amplo, indo na direção do antropocentrismo e do humanismo, com destaque para o cientificismo, assim como o racionalismo, indo na contramão do pensamento religioso, já que o empirismo, se ligava ao contexto iluminista e do renascimento; Questionando assim a natureza humana, e, a relação do homem com o espaço ao seu redor.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.