Os filósofos pré- socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo,

reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. sobre o assunto, assinale v para verdadeiro e f para falso: ( ) heráclito de éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas. ( ) descartes, o primeiro filósofo segundo aristóteles, teria afirmado “tudo é água”, indicando assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade. ( ) parmenides de elida afirmou que o ser não muda. deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que “o ser é” e “o não-ser não é”, elaborando uma primeira formulação dos princípios logísticos da identidade e da não-contradição. ( ) as teorias dos filósofos pré- socráticos foram pouco significativa para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré - socráticos sofreram influências do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores. qual a ordem correta? a) v, v,f, f. b) f, v,v, f c) v, f,v, f d) f, f, v, v e) v, f, f, v

1 Resposta

  • pohameeeeu

    Resposta letra C


    Heráclito é considerado o pai da dialética, para ele as coisas as estão sempre em processo de mudança. Para Heráclito ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, já que as aguas não serão as mesmas.

    René Descartes foi um filosofo do período moderno, bem posterior a Aristóteles. o filosofo que disse que o principio de tudo era a agua, foi Tales de Mileto.

    Parmênides não acreditava na constante mudança do ser, ele era contradizia as opiniões de Heráclito.

    Os pré-socráticos forma muito importantes para o desenvolvimento da filosofia e a da ciência.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.