“Os gregos seriam o povo da luz, da unidade entre matéria e espírito, sensibilidade e intelecto,

natureza e humano; seriam o povo da pura objetividade racional, da relação orgânica e perfeita entre forma e conteúdo; seriam o povo da simplicidade racional, capaz de descobrir e operar um pequeno número de princípios racionais, sistemáticos e universais que regeriam a totalidade do real (as coisas, as plantas, os animais, os homens, os astros e os deuses).” (CHAUÍ, 2002, p. 26). Ao falar sobre os gregos, Chauí (2002) nos mostra o aspecto da racionalidade sobressaliente. Além disso, nos indica constituírem o povo da luz o que pode nos remeter ao conhecimento, ou a busca dele. Por meio dessa descrição, podemos dizer que eles: Alternativas: a) Criaram o Antropologia, enquanto preocupação como o homem no mundo e da qual, posteriormente se derivou a Filosofia. b) Criaram a Filosofia, expressão mais alta da racionalidade, da simplicidade e da objetividade. c) Criaram as Ciências Matemáticas e, com Pitágoras, promoveram um sobressalto dos números que, posteriormente, deu autonomia à ciência chamada de Filosofia. d) Recriaram uma ciência mitológica, tendo em vista que os mitos e os deuses foram os mais importantes meios de se chegar à racionalidade. e) Foram os fundadores da Sociologia, ciência que tinha na sociedade, seu maior foco e, cujos desdobramentos, deram origem à Filosofia.

1 Resposta

  • Lauraa

    Criaram a Filosofia, expressão mais alta da racionalidade, da simplicidade e da objetividade. ( Alternativa B)

    A filosofia trata-se de um ambiente de estudo em que se predomina a razão, o que faz que não se tenha espaço para mitos, nem construção de emoções em teses.

    A filosofia foi criada pelos gregos, com a finalidade de instaurar uma nova forma de pensamento na sociedade, o que passou a ser inserir a razão.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.