Para você o que é 'o nada' ?o que é 'realidade' ?e o que é 'ausência' ?

Para você o que é "o nada" ?
o que é "realidade" ?
e o que é "ausência" ?

1 Resposta

  • ClayverSantos

    De todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim vocare, quer dizer chamado. No lugar desse ‘fazer’ o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. ‘Política’ vem de polis, cidade.

    O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade. Ele criou um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu ‘o que é política?’, ele nos responderia, ‘a arte da jardinagem aplicada às coisas públicas’.

    O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim. Amo a minha vocação, que é escrever.

    Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor mas não tem poder. Mas o político tem. A vocação política é transformar sonhos em realidade.

    Conheci e conheço muitos políticos por vocação. Vocação é diferente de profissão. Na vocação a pessoa encontra a felicidade na própria ação. O homem movido pela vocação é um amante.

    Faz amor com a amada pela alegria de fazer amor. Todas as vocações podem ser transformadas em profissões O jardineiro por vocação ama o jardim de todos. O jardineiro por profissão usa o jardim de todos para construir seu jardim privado, ainda que, para que isso aconteça, ao seu redor aumente o deserto e o sofrimento. Assim é a política.

    São muitos os políticos profissionais. O que explica o desencanto total do povo, em relação à política. O político pensa apenas em minutos. Nosso futuro depende dessa luta entre políticos por vocação e políticos por profissão.

    O triste é que muitos que sentem o chamado da política não têm coragem de atendê-lo, por medo da vergonha de serem confundidos com gigolôs e de terem de conviver com gigolôs. Escrevo para vocês, jovens, para seduzi-los à vocação política. A escuta da vocação é difícil, porque ela é perturbada pela gritaria das escolhas esperadas, normais, medicina, engenharia, computação, direito, ciência. Todas elas, legítimas, se forem vocação.

    Os descobridores, ao chegar, não encontraram um jardim. Selva não é jardim. Aquela selva poderia ter sido transformada num jardim. E foi assim que a selva, que poderia ter se tornado jardim para a felicidade de todos, foi sendo transformada em desertos salpicados de luxuriantes jardins privados onde uns poucos encontram vida e prazer.

    Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam.

    Explicação:

    Foi o que consegui no google, espero ter ajudado

Clique aqui para adicionar a sua resposta.