Pode-se viver sem ciência, pode-se adotar crenças sem querer justificá-las racionalmente, pode-se desprezar

as evidências empíricas. No entanto, depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi experimentada, a de adotar crenças com base em razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de descobrir seu sentido último.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002.

Segundo o trecho acima, Platão e Aristóteles marcaram profundamente a formação do pensamento Ocidental. Entretanto, uma das características de Aristóteles foi à crítica ao seu mestre Platão. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto do pensamento aristotélico.

Alternativas
Alternativa 1:
O pensamento aristotélico adotava a experiência do senso comum como critério para chegar à verdade.

Alternativa 2:
Considerava-se o detentor da verdade, por isso, quem a queria deveria pagar para ouvir suas explicações.

Alternativa 3:
Mesmo sendo filósofo, Aristóteles afirmava que a razão não conseguia confirmar um conhecimento resultante de evidências empíricas, era preciso acessar o mundo das ideias.

Alternativa 4:
Por se preocupar com a natureza e sua dinâmica, entendia que o homem também era um ser dinâmico que deve ser compreendido em conjunto com os fenômenos que o cercam.

Alternativa 5:
Acreditava que a sabedoria era nata do ser humano, mas que ao nascermos perdemos essa consciência, por isso, somente os filósofos conseguiam atingir a sabedoria por conta do processo de reflexão racional que faziam.

1 Resposta

  • Wanessa

    Alternativa 3

    Explicação:

    Aristóteles discordava de Platão quanto à verdade sobre as coisas, o saber verdadeiro vai além e é preciso levar em consideração o sentido sobre as coisas do mundo, ou seja, o conhecimento empírico.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.