Por que a origem do conhecimento é um problema filosófico? * Porque não se sabe se sua origem é a razão

Por que a origem do conhecimento é um problema filosófico? *
Porque não se sabe se sua origem é a razão ou os sentidos.
Porque o realismo é mais importante que o idealismo.
Porque os filósofos querem entender a verdade.
Porque o dogmatismo e o ceticismo são complementares.
O que os filósofos buscam quando investigam a questão da verdade?
Buscam conhecer a realidade como ela aparece.
Buscam saber mais da aparência do que da essência.
Buscam conhecer o ser, a realidade essencial e metafísica das coisas.
Buscam ser estudiosos para serem elogiados.
Caracteriza-se pela atitude de conhecimento que consiste em acreditar estar de posse da certeza ou da verdade antes de fazer a crítica da faculdade de conhecer. *
Dogmatismo
Pragmatismo
Ceticismo
Criticismo
Quando os filósofos se referem à Teoria do Conhecimento, eles estão se remetendo a uma área da Filosofia que tem por meta: *
se opor à chamada Epistemologia.
a crítica da Gnosiologia, negando sua importância nos estudos sobre o conhecimento humano.
o estudo descritivo e crítico dos processos gerais do conhecimento.
ao estudo exclusivo das atitudes subjetivas, negando a importância das atitudes lógico-racionais.
a reestruturação do conceito de racionalidade, substituindo-o pelo de subjetividade.
No período moderno, emergiu uma escola filosófica que pôs em questão as concepções inatistas e metafísicas de conhecimento. Para os filósofos partidários dessa escola, o conhecimento é sempre decorrente da experiência, jamais podendo existir ideias inatas. O nome dessa corrente filosófica, bem como o nome de um de seus filósofos representativos são, respectivamente: *
Idealismo; Kant.
Empirismo; Locke.
c) Inatismo; Descartes.
Metafísica; Platão.
Quando os filósofos se referem à Teoria do Conhecimento, eles estão se remetendo a uma área da Filosofia que tem por meta: *
se opor à chamada Epistemologia.
ao estudo exclusivo das atitudes subjetivas, negando a importância das atitudes lógico-racionais.
a crítica da Gnosiologia, negando sua importância nos estudos sobre o conhecimento humano.
o estudo descritivo e crítico dos processos gerais do conhecimento.
Sobre o ceticismo, é correto armar que *
os céticos buscaram uma mediação entre “o ser” e o “poder-ser”.
o ceticismo relativo tem no subjetivismo e no relativismo doutrinas manifestamente apoiadas em seu princípio maior: toda interatividade possível.
Górgias (485-380 a. C.) e Pirro (365-275 a. C.)são apontados como possíveis fundadores do ceticismo.
Protágoras (séc. V a. C.), relativista, armou que “o Homem só entende a natureza porque o conhecimento emana dela e nela se instala”.

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