Preciso muito de ajuda 1. Leia a seguinte diálogo e escolha, a seguir, a alternativa correta: “Paulo

Preciso muito de ajuda

1. Leia a seguinte diálogo e escolha, a seguir, a alternativa correta: “Paulo se dirige a Pedro e o aborda - caro amigo Pedro! Tu que defendes um estilo de vida pacífico, pode se permitir escolher meios violentos para atingir finalidades não violentas e, portanto, pacíficas, tudo isso sem cair em contradição? Ao que Pedro lhe responde, de forma interrogativa – Mas onde se encontra tal contradição? Paulo deve responder: *

a) A contradição se encontra entre os meios (violentos) e os fins (não-violentos), que se excluem mutualmente pelo princípio de não contradição.

b) A contradição se encontra em qualquer estilo de vida, porque este jamais pode ser pacífico, já que a humanidade é violenta.

c) Não há contradição alguma! Haja vista que não há nenhuma incoerência em se servir de meios opressivos para libertar da opressão.

2. Pedro, alguns dias depois da conversa que teve com Paulo sobre suas intenções de adotar um estilo de vida pacífico, se vê refletindo sobre como deve agir e, para isso, tenta aplicar regras que equacionem suas ideias aos seus sentimentos. Quais das opções a seguir expressam a reflexão mais “equacionada”, isto é, mais condizente com o papel da Razão na escolha de nossas ações? *

a) O que Paulo me disse, dias atrás, não tem credibilidade alguma, já que as regras da razão não são aplicáveis a nossa vida moral, o que significa dizer que não há deveres, nem responsabilidades, tampouco liberdade.

b) Se o que Paulo me disse é coerente, devo aplicar o princípio de não-contradição para limpar tudo aquilo que for incoerente entre minhas ideias, e entre minhas ideias e meus sentimentos. Logo é meu pensamento, dirigido por essa regra lógica, que deve governar os meus sentimentos, que são irracionais.

c) O que Paulo me disse é coerente porque sua credibilidade vem da posição que ele ocupa na sociedade, não da coerência interna de seu discurso.

3. Finalmente, Pedro reflete: adotar meios agressivos, em quaisquer circunstâncias, nos iguala a um opressor, porque (escolha a alternativa correta)

a) Mesmo que adotemos meios não violentos, seremos oprimidos, portanto coautores da opressão.

b) Toda a ação é opressora haja vista a qualidade indigna da humanidade, naturalmente violenta.

c) Na ação moral, a escolha dos meios já é a definição dos fins, e entre estes e aqueles não deve haver contradição.

RESPONDER

Yagolds está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.