A virtude em Aristóteles é entendida como uma contemplação teórica praticada durante a vida inteira "porquanto, uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo não faz um homem feliz e venturoso." [Ética a Nicômaco, p. 16] A virtude para os cristãos, como Santo Agostinho, tem como premissa que há uma supremacia do espírito sobre o corpo. Ou seja, há uma espécie de ascetismo que prioriza a fé como meio de purificação do corpo e do espírito. A vida mundana representa
o mundo dos vícios e dos pecados, por isso, para os religiosos, era
necessário se afastar do convívio social, se isolar do mundo e negar o corpo
para alcançar a perfeição. O corpo era considerado inferior, fonte do “mal” e
origem do pecado.
santosmanuele19
A virtude em Aristóteles é entendida como uma contemplação teórica praticada durante a vida inteira "porquanto, uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo não faz um homem feliz e venturoso." [Ética a Nicômaco, p. 16]
A virtude para os cristãos, como Santo Agostinho, tem como premissa que há uma supremacia do espírito sobre o corpo. Ou seja, há uma espécie de ascetismo que prioriza a fé como meio de purificação do corpo e do espírito. A vida mundana representa o mundo dos vícios e dos pecados, por isso, para os religiosos, era necessário se afastar do convívio social, se isolar do mundo e negar o corpo para alcançar a perfeição. O corpo era considerado inferior, fonte do “mal” e origem do pecado.