Qual é a origem da religião profética?

1 Resposta

  • ClaudioOliveraAluna

    Profeta no feminino profetisa (do grego: πρoφήτης, prophétes ou profétés). . Em uma religião, um profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelosobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas[1] . A mensagem transmitida pelo profeta é chamada de Profecia.

    Reinvidicações de profecias existiram em diversas culturas através da História, incluindo o Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, na Grécia antiga, Zoroastrismo,Maniqueísmo, fé bahá'í e muitas outras. Tradicionalmente, os profetas são considerados como tendo um papel na sociedade que promove a mudança devido as suas mensagens e ações, que podem transmitir o desprazer de Deus pelo comportamento das pessoas.

    O profeta é visto como instrumento de algo divino, algo sobrenatural, onde é falado a situação presente futura e passada.

    No final do século XX, utilizou-se a denominação de profeta para se referir a indivíduos particularmente bem sucedidos em análise no campo da economia, mas também de forma depreciativa como o termo em inglês 'profeta da ganância'. Alternativamente, os críticos sociais que comentam a escalada da crise são muitas vezes chamados de 'profetas do Apocalipse...

Clique aqui para adicionar a sua resposta.