Assumindo que estamos tratando dos modelos de Esparta e Atenas, os cidadãos eram o seguinte:
EM ESPARTA: . Os cidadãos eram os guerreiros/soldados. Ninguém mais. . Escravos e pessoas que não fossem soldados, logo não eram cidadãos por princípios da política espartana. Somente cidadãos poderiam decidir o futuro determinante de Esparta já que estes eram sua maior força e base de sua potência.
EM ATENAS: . Os cidadãos deveriam ser atenienses homens, filhos de pai e mãe ateniense. Mulheres atenienses não eram tidas como cidadãs, logo não tendo os mesmos direitos dos homens atenienses. . Escravos e trabalhadores periféricos (artesãos e afins) ou meio-filhos atenienses ou não-atenienses por completos não poderiam fazer parte das decisões políticas de Atenas uma vez que estes não eram de fato atenienses e poderiam, por ventura, prejudicar a Cidade de alguma forma.
kailanerayssa204
Assumindo que estamos tratando dos modelos de Esparta e Atenas, os cidadãos eram o seguinte:
EM ESPARTA:
. Os cidadãos eram os guerreiros/soldados. Ninguém mais.
. Escravos e pessoas que não fossem soldados, logo não eram cidadãos por princípios da política espartana. Somente cidadãos poderiam decidir o futuro determinante de Esparta já que estes eram sua maior força e base de sua potência.
EM ATENAS:
. Os cidadãos deveriam ser atenienses homens, filhos de pai e mãe ateniense. Mulheres atenienses não eram tidas como cidadãs, logo não tendo os mesmos direitos dos homens atenienses.
. Escravos e trabalhadores periféricos (artesãos e afins) ou meio-filhos atenienses ou não-atenienses por completos não poderiam fazer parte das decisões políticas de Atenas uma vez que estes não eram de fato atenienses e poderiam, por ventura, prejudicar a Cidade de alguma forma.
Espero ter ajudado e bons estudos!