Etnofilosofia= filosofia africana . filosófia Africana é um pensamento especulativo que subfaz nos provérbios, nas máximas, nos costumes que os africanos de hoje herdaram dos seus antepassados. Objectivos do trabalho: • Definir a filosofia africana. • Saber quais são as principais correntes filosóficas africanas. • Uso da filosofia africana definição etnofilosofia, o Pan africanismo, a negritude e o etonismo. • SADC— e suas principais metas e seus objectivos. O NEPAD— o seu papel, os seus objectivos, a metafísica e a estética Principais correntes filosóficas Africanas: a)Paulino Hountandji (corrente académica); b)Karls C. Anyanwu (corrente politica); c)Severino Elias. Ngoenha a)Paulino Hountandji (corrente académica) *1-que sentidos querem dar a palavra filosofia? Se por filosofia entendemos uma disciplina que entendemos assim como a álgebra, a física e a linguística não podemos chamar a filosofia qualquer correcção de crenças populares, praticas tradicionais e o comportamento colectivo inconsciente de um povo qualquer, isso seria um abuso. A filosofia não pode ser identificada como o mito e religião tradicional. Como afirma H. Maurier, a filosofia constitui a nossa maneira de viver uma disciplina estreita e rigorosa, com uma sua técnica própria e uma longa historia…uma filosofia de ver reflectida de forma racional, critica, e sistemática. *2-Relacionamento com a tradição -A filosofia como a disciplina teórica cientifica e individualista emergiu sempre em oposição ao mito as religiões tradicionais e as suas perspectivas dogmáticas e conservador. (corrente académica) Segundo Paulino Hountandji a relação da filosofia para com o mito para a relação tradicional com a religião de um povo e a relação de continuidade criatura, crítica de transformação consciente crítica continua da tradição do povo perante os desafios encarados pelo povo do presente e no futuro. *3-Africanidade: o papel da filosofia tem que ser actuado por filósofos africanos que são sujeitos a actividade filosóficas os protagonistas. A africanidade consiste na presença dos filósofos no continente africano na sua origem e sua identificação ao continente africano. Consiste em discutir e partilhar entre os africanos. A africanidade não consiste em falar da África ou tratar problemas assuntos relacionados com africanos «ao contrário consiste na partilha e na conversa entre os africanos». Que são filósofos qualificados e profissionais e que usam a razão de maneira critica e criadora. *4-Uso da Filosofia Africana: Consiste no desenvolvimento de actividade criaturas e criticas entre africanos no desenvolvimento e libertação da faculdade filosófica entre os africanos.
aryadnesanttos15
Etnofilosofia= filosofia africana .
filosófia Africana é um pensamento especulativo que subfaz nos provérbios, nas máximas, nos costumes que os africanos de hoje herdaram dos seus antepassados. Objectivos do trabalho: • Definir a filosofia africana. • Saber quais são as principais correntes filosóficas africanas. • Uso da filosofia africana definição etnofilosofia, o Pan africanismo, a negritude e o etonismo. • SADC— e suas principais metas e seus objectivos. O NEPAD— o seu papel, os seus objectivos, a metafísica e a estética Principais correntes filosóficas Africanas: a)Paulino Hountandji (corrente académica); b)Karls C. Anyanwu (corrente politica); c)Severino Elias. Ngoenha
a)Paulino Hountandji (corrente académica) *1-que sentidos querem dar a palavra filosofia? Se por filosofia entendemos uma disciplina que entendemos assim como a álgebra, a física e a linguística não podemos chamar a filosofia qualquer correcção de crenças populares, praticas tradicionais e o comportamento colectivo inconsciente de um povo qualquer, isso seria um abuso.
A filosofia não pode ser identificada como o mito e religião tradicional.
Como afirma H. Maurier, a filosofia constitui a nossa maneira de viver uma disciplina estreita e rigorosa, com uma sua técnica própria e uma longa historia…uma filosofia de ver reflectida de forma racional, critica, e sistemática. *2-Relacionamento com a tradição
-A filosofia como a disciplina teórica cientifica e individualista emergiu sempre em oposição ao mito as religiões tradicionais e as suas perspectivas dogmáticas e conservador. (corrente académica)
Segundo Paulino Hountandji a relação da filosofia para com o mito para a relação tradicional com a religião de um povo e a relação de continuidade criatura, crítica de transformação consciente crítica continua da tradição do povo perante os desafios encarados pelo povo do presente e no futuro. *3-Africanidade: o papel da filosofia tem que ser actuado por filósofos africanos que são sujeitos a actividade filosóficas os protagonistas.
A africanidade consiste na presença dos filósofos no continente africano na sua origem e sua identificação ao continente africano.
Consiste em discutir e partilhar entre os africanos. A africanidade não consiste em falar da África ou tratar problemas assuntos relacionados com africanos «ao contrário consiste na partilha e na conversa entre os africanos». Que são filósofos qualificados e profissionais e que usam a razão de maneira critica e criadora. *4-Uso da Filosofia Africana:
Consiste no desenvolvimento de actividade criaturas e criticas entre africanos no desenvolvimento e libertação da faculdade filosófica entre os africanos.