Resumo sobre as características da filosofia contemporânea.(Minimo 20 linhas)

1 Resposta

  • mariaeduardadeolivei

    A Filosofia Contemporânea

    A Filosofia Contemporânea é aquela desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto, os séculos XVIII, XIX e XX.

    Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas.

    Principais Características da filosofia Contemporânea.

    As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são:

    Marxismo

    Positivismo

    Racionalismo

    Utilitarismo

    Pragmatismo

    Cientificismo

    Niilismo

    Idealismo

    Liberdade

    Existencialismo

    Fenomenologia

    Subjetividade

    Sistema Hegeliano

    Materialismo dialético

    O período filosófico contemporâneo.

    Esse período é marcado pela consolidação do capitalismo gerado pela Revolução Industrial Inglesa, que tem início em meados do século XVIII.

    Com isso, torna-se visível a exploração do trabalho humano, ao mesmo tempo que se vislumbra o avanço tecnológico e científico.

    Nesse momento são realizadas diversas descobertas. Destacam-se a eletricidade, o uso de petróleo e do carvão, a invenção da locomotiva, do automóvel, do avião, do telefone, do telégrafo, da fotografia, do cinema, do rádio, etc.

    As máquinas substituem a força humana e a ideia de progresso é disseminada em todas as sociedades do mundo.

    Por conseguinte, o século XIX reflete a consolidação desses processos e as convicções ancoradas no progresso tecnocientífico.

    Já no século XX, o panorama começa a mudar, refletido numa era de incertezas, contradições e dúvidas geradas pelos resultados inesperados.

    Acontecimentos desse século foram essenciais para formular essa nova visão do ser humano. Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente.

    Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".

    Ela está baseada em diversos acontecimentos. Destacam-se a revolução copernicana, a revolução darwiniana (origem das espécies), a evolução freudiana (fundação da psicanálise) e ainda, a teoria da relatividade proposta por Einstein.

    Nesse caso, as incertezas e as contradições tornam-se os motes dessa nova era: a era contemporânea.

    (espero que goste)

    abraços LOURRAN15

Clique aqui para adicionar a sua resposta.