Em Portugal o Romantismo é trazido por Almeida Garrett, que, exilado na Inglaterra, conhece Shakespeare com suas obras românticas que levavam à morte. Assim, publica o poema Camões, que, com características neoclassicistas, abre caminho para o estilo romântico português, junto com Alexandre Herculano são responsáveis pela Primeira Geração do Romantismo em Portugal. Esta que tem como características o Neoclassicismo, Nacionalismo e o Medievalismo. As obras tinham temáticas voltadas para triunfos medievais e amor.
No Brasil a corrente chega com Gonçalves de Magalhães com o poema Suspiros Poéticos e Saudades e tem seu auge com Gonçalves Dias com A canção do exílio. Esse período tem como características poemas narrando a Pátria, numa tentativa de apresentar o Brasil para o mundo; e mostrando o índio, como único e verdadeiro brasileiro (americano), pois tinham o branco como europeu-colonizador, o negro como africano-escravo, e o nativo seria o único herói, pois na Europa narravam-se fatos de cavaleiros medievais e esse período não existiu na história brasileira, então, decidiu-se falar sobre o índio. As obras desta primeira Geração tinham, também, como característica a religiosidade, herança dos portugueses, já que em Portugal a religião era predominantemente influente.
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Em Portugal o Romantismo é trazido por Almeida Garrett, que, exilado na Inglaterra, conhece Shakespeare com suas obras românticas que levavam à morte. Assim, publica o poema Camões, que, com características neoclassicistas, abre caminho para o estilo romântico português, junto com Alexandre Herculano são responsáveis pela Primeira Geração do Romantismo em Portugal. Esta que tem como características o Neoclassicismo, Nacionalismo e o Medievalismo. As obras tinham temáticas voltadas para triunfos medievais e amor.
No Brasil a corrente chega com Gonçalves de Magalhães com o poema Suspiros Poéticos e Saudades e tem seu auge com Gonçalves Dias com A canção do exílio. Esse período tem como características poemas narrando a Pátria, numa tentativa de apresentar o Brasil para o mundo; e mostrando o índio, como único e verdadeiro brasileiro (americano), pois tinham o branco como europeu-colonizador, o negro como africano-escravo, e o nativo seria o único herói, pois na Europa narravam-se fatos de cavaleiros medievais e esse período não existiu na história brasileira, então, decidiu-se falar sobre o índio. As obras desta primeira Geração tinham, também, como característica a religiosidade, herança dos portugueses, já que em Portugal a religião era predominantemente influente.