Segundo Aristóteles, o humano é um ser de linguagem. O filósofo chegou mesmo a dizer que é a linguagem

que nos faz humanos, nos diferenciando dos outros animais. O filme Planeta dos Macacos: a origem mostra exatamente isso: um chimpanzé que recebe uma droga capaz de deixá-lo mais inteligente dá um salto evolutivo quando aprende a falar. A primeira palavra que pronuncia é ‘não!’ e em seguida inicia uma rebelião contra os humanos.   GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2014.   A Filosofia Antiga confere ao conhecimento científico uma importância fundamental, ao destacar sua contribuição para a interpretação da existência humana. Deste modo, de acordo com a abordagem proposta pelo texto-base, e de seus conhecimentos sobre o tema, analise as opções que se seguem e assinale a correta: Selecione uma alternativa:
a)
De acordo com os filósofos do período sistemático, como Demócrito e seu discípulo, Platão, as causas e origens do conhecimento são essencialmente divinas e baseadas em mitos (como o Mito da Caverna).

b)
A significação histórica do período sistemático demonstra que o desenvolvimento do conhecimento ocorreria a partir de inspirações de divindades que codificam as formas de saber para os homens.

c)
A proposta de Sócrates para a criação do saber diz respeito a uma necessidade humana de contemplação associada à ação e à produção dos recursos indispensáveis à existência.

d)
As ciências produtivas, como a Física e a Economia, destinam-se a prover, segundo Aristóteles, o conhecimento necessário aos processos de produção de bens e serviços que promovam o bem-estar coletivo.

e)
A classificação dos conhecimentos criados e apreendidos pelo homem, de acordo com Aristóteles, tem a capacidade de entender o ‘saber’, de acordo com a capacidade humana de intervir sobre estas formas de ciência.

1 Resposta

  • Ivansouza

    A proposta de Sócrates para a criação do saber diz respeito a uma necessidade humana de contemplação associada à ação e à produção dos recursos indispensáveis à existência.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.