Segundo Jean-Pierre Vernant, a filosofia grega é filha da pólis. Por isso, para o grego, o Homo Sapiens

é Homo politicus, aquele que decide os destinos da sociedade em que vive. Hoje a filosofia está distanciada de suas origens, isto é, não mais constitui uma prática comum entre os cidadãos, que pouco debatem e quase nada decidem sobre grandes questões da vida pública. Seria possivel cada cidadão, como um filósofo, voltar a expressar e a discutir suas opiniões em espaço público? O que precisaria mudar? (mínimo 6 linhas)

1 Resposta

  • Alexandre

    É possível, mas é preciso que haja mudanças na forma como a filosofia é ensinada nas escolas e que os cidadãos se interessem mais por ela. A filosofia grega nasceu da necessidade de discutir os problemas da polis, mas hoje a filosofia está distanciada das preocupações da sociedade. Os cidadãos precisam se interessar mais por ela e discutir os problemas da vida pública. Há diversos fatores que contribuem para isso, como o fato de que a filosofia está sendo ensinada de forma muito teórica nas escolas e que os cidadãos não têm o hábito de debater os problemas da sociedade.

    Também a disseminação de ódio na internet e a polarização da sociedade contribuem para o distanciamento da filosofia das preocupações da sociedade.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.