Sendo o poder um elemento comum entre autoridade e autoritarismo, façamos uma única, porém, significativa

distinção: uma autoridade tem seu poder legitimado por aqueles que a reconhecem como alguém admirável. Já o autoritarismo é o poder imposto, sem que haja com isso o reconhecimento daquele que é autoritário como alguém de autoridade. Parece confuso, mas é muito coerente: aquele que admiramos é autoridade para nós! Autoridade como ser humano, como profissional, enfim, admiramos quem é, o que faz e como faz! Portanto, autoridade tem a ver com admiração e respeito, não somente com obediência e submissão. Ser autoritário é justamente querer impor aquilo que não é legitimado. Enquanto o autoritarismo educa para a obediência, o princípio de autoridade educa para: *

A - a transgressão e violência
B - a aceitação sem o questionar ou julgar a ordem estabelecida.
C - para a rebeldia e intolerância
D - para o respeito e o cuidado com outro enquanto ser pensante

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    A autoridade é compreendida como o exercício do respeito pela figura do professor, que deve ser obtido em todos os modelos pedagógicos, para que os alunos saibam reconhecer a importância e dar o devido valor a este profissional.

    Já o autoritarismo é compreendido como o exercício forçado desta figura de autoridade, levando a modos impositivos durante as práticas pedagógicas, os quais são considerados como ultrapassados atualmente.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.