Sobre a sexualidade a partir da questão étnico-racial no brasil, observe o seguinte trecho: ' ao menos

Sobre a sexualidade a partir da questão étnico-racial no brasil, observe o seguinte trecho: " ao menos até a década de 1920, 'muitos psiquiatras brasileiros continuaram acreditando que os 'males' decorrentes da civilização e do progresso estavam entre os principais fatores responsáveis pela crescente degeneração e pela proliferação das doenças mentais nas sociedades modernas' (engel, 1998-1999, p. 551). eles também afirmavam que os negros, e principalmente os mestiços, predispunham-se à loucura e que todos os considerados 'incapazes' de se adaptarem às normas sociais eram degenerados" (miskolci, richard. o corte da sexualidade - a emergência do dispositivo de sexualidade no brasil. anais 26ª rba (reunião brasileira de antropologia, p. 4-5, 2008. disponível em : . acesso em 13 out. 2016). sobre o texto-base acima, é correto afirmar que: alternativas: a) a ciência também contribuiu para a produção de discursos que normatizavam o que era civilização e progresso a partir do modelo da miscigenação e degeneração. b) o que mais influenciou para se acreditar que de fato negros tinham maior vigor físico e virilidade exacerbada foi justamente sua capacidade de trabalhar em sociedades escravistas. c) a ciência procurou combater a escravidão utilizando-se de estudos que comprovavam que a degeneração era decorrência dos maus tratos. d) as normas sociais foram o principal foco de produção do discurso sobre civilidade versus degeneração. e) a degenaração é fruto da mão de obra escrava e sua resistência ao trabalho na lavoura e no cultivo de café.

1 Resposta

  • dailaneazevedo

    Linhas primitivas da ciência (ou pseudociências), como a Frenologia e outras Teorias Raciais contribuíram para o chamado "Racismo Científico", principalmente a partir do século XIX, que tentavam imprimir métodos científicos e embasamento teórico à posturas sociais de discriminação racial, gerando os estereótipos de raças "superiores e inferiores".

    Muitas dessas linhas consideravam que o caucasóide era intelectualmente superior às demais anteriormente denominadas "raças" (negróide e mongolóide), baseando-se em métodos controversos de medição do crânio, por exemplo. Dessa forma, a miscigenação era encarada como "enfraquecimento" genético, poluição ou degeneração de determinada etnia. Essas linhas de pensamento deram fôlego extra à ideias de manutenção de colônias e escravidão, além de serem inspiração para ideais extremistas de nacionalismo como o nazismo.

    A opção correta é a A.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.