“Todos os homens são filósofos. Mesmo quando não têm consciência de terem problemas filosóficos,

têm, em todo o caso, preconceitos filosóficos. A maior parte destes preconceitos são as teorias que aceitam como evidentes: receberam-nas do seu meio intelectual ou por via da tradição.
Dado que só tomamos consciência de algumas dessas teorias, elas constituem preconceitos no sentido de que são defendidas sem qualquer verificação crítica, ainda que sejam de extrema importância para a ação prática e para a vida do homem.
Uma justificação para a existência da Filosofia profissional ou acadêmica é a necessidade de analisar e de testar criticamente estas teorias muito divulgadas e influentes, o entendimento das coisas e os por ques.
Filosofia é a busca incessante da sabedoria, baseada na verdade e na consciência do respeito por si mesmo e pelos outros. É um projeto de transformação pessoal, movido pelo sendo crítico do homem.
A busca da sabedoria e da verdade é também a busca da perfeição, do equilíbrio e da harmonia.
A sabedoria é contínua e individual e tem como princípio uma virtude rara e difícil, a humildade, que levará a verdade e nos libertará.
Tais teorias constituem o ponto de partida de toda a ciência e de toda a Filosofia. Toda a Filosofia deve partir das opiniões incertas e muitas vezes perniciosas do senso comum acrítico. O objetivo é um “senso esclarecido e critico.”
( K. POPPER, Em Busca & um Mundo Melhor, trad. port.,Lisboa, Ed. Fragmentos, 1989, - 165)

Após a leitura do texto de apoio e nos conhecimentos debatidos em sala de aula, em quais das questões abaixo podemos relacionar uma das várias características da Filosofia:
a) As indagações filosóficas se realizam ao acaso, sem relações lógicas não usa o rigor na apresentação de seus enunciados lógicos.
b) A Filosofia se realiza de um modo sistemático, isto significa dizer: que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamento lógico entre os enunciados, elabora experimentos para fundamentar e provar suas teorias.
c) Opera com conceitos e fundamentação racional do que é enunciado e pensado, significa dizer que a reflexão filosófica pode fazer com nossa experiência cotidiana torne-se mais critica, pergunta o por que é, o que é e como é.
d) O conhecimento filosófico é um conhecimento intelectual, dogmático e sistemático, podemos dizer que não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, e sim impõe esta verdades através da razão e do entendimento.
e) É um tipo de conhecimento que exigem que as próprias questões sejam validas e, em seguida que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si em idéias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.

RESPONDER

Michaeldouglas está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.