3. Veja a seguir um trecho da entrevista com o historiador da Ciência, filósofo e físico francês Michel

Paty (1938-). A entrevista foi realizada quando Paty visitou o Brasil, em novembro de 2013. [...] Em seu trabalho, o senhor já explorou muito as ideias de Einstein e Poincaré a respeito da criatividade, do estilo científico e do papel da invenção na Ciência. Fazendo um paralelo com os dias atuais, qual o papel da criatividade e da invenção na Ciência contemporânea? Paty - A grande dificuldade para responder a essa pergunta está na forma que a pesquisa científica tomou a partir da segunda metade do século 20. No tipo de Ciência que temos hoje em dominios importantes, a Big Science, o trabalho é muito coletivo e as experiências são de alta tecnologia, tanto na Física, na Quimica e na Astronomia quanto na Biologia e na Neurociência. Há uma enorme mobilização de pesquisadores, instituições, equipamentos e recursos. Parece ser mais difícil perceber aqui uma originalidade de contribuição dos pesquisadores tomados individualmente. Porém, se olharmos os conhecimentos produzidos por esse tipo de pesquisa, eles não deixam de ter a mesma natureza de quando o trabalho científico era mais individual [...]. GARCIA, M. A ciência criativa. Ciência Hoje On-line, Rio de Janeiro, SBPC, 11 dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2020. antos do

RESPONDER

Clara está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.