5curiosidades do movimento variado ?

1 Resposta

  • XXXTh

      as pessoas cegas desenvolvem outros sentidos, como a audição e o tato, para poder interpretar o mundo ao seu redor. por isso foi desenvolvido o método braile de escrita e leitura para deficientes visuais. esse método utiliza símbolos em alto-relevo para serem lidos com o tato. 
    - de modo geral, as aves têm visão mais desenvolvida do que os seres humanos. quer um exemplo? as aves de rapina conseguem enxergar uma presa pequena, como um rato, a mais de 100 metros de distância e com iluminação precária. 
    - em geral, pessoas que nascem com problemas de audição também têm dificuldades para aprender a falar, pois não conseguem ouvir o que os outros dizem. 
    - o cão possui audição muito mais desenvolvida que a humana. por isso, existe um tipo de apito, usado por treinadores, que emite um som tão agudo que parece não existir para nós, mas os cães conseguem captá-lo. 
    - em compensação, a audição dos golfinhos percebe sons tão agudos que nem os cães são capazes de escutar. 
    - alguns animais têm o olfato e o paladar mais desenvolvidos que o nosso. um exemplo é o cão, capaz de farejar odores que nós não conseguimos perceber. é por isso que ele usa a urina para demarcar seu território: mesmo depois de lavado, o local permanece com o cheirinho do cachorro. nós nem percebemos, mas outro cão que passar pelo local saberá reconhecer o proprietário do território. 
    - para compensar a falta da visão, os cegos têm o tato tão desenvolvido que são capazes de sentir se os objetos têm cores diferentes pela temperatura deles. isso porque as diversas cores possuem temperaturas variadas, que são imperceptíveis para as pessoas que não têm o tato tão sensível. 
    - alguns animais, como as baratas e os ratos selvagens, usam o pêlo para autodefesa: eles percebem as vibrações do solo quando um inimigo se aproxima. 
    - existem ainda alguns animais que usam o sentido tátil de temperatura para conseguir alimento. esse é o caso de algumas serpentes que possuem dois buraquinhos entre os olhos e as narinas, muito sensíveis às alterações de temperatura. isso permite que elas sintam a temperatura das presas mesmo antes de vê-las ou de sentir seu cheiro. 
    - os peixes que nadam nas profundezas do mar, onde a luz solar não penetra, usam o tato para perceber a pressão e o movimento das águas. 
    - o ser humano usa o paladar para selecionar seu alimento. alguns fazem disso uma rentável profissão: é o caso dos enólogos ou provadores de vinho. eles passam o dia provando o gosto e sentindo o cheiro de várias safras de vinho, identificando a variedade e a qualidade das uvas e do preparo. só um detalhe: para evitar bebedeiras – que atrapalhariam o bom andamento do trabalho –, eles são obrigados a colocar o vinho na boca, sentir o gosto e cuspir a bebida em seguida.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.