A maioria dos materiais elétricos possui índice de refração tabelado após testes realizados em laboratório.

Os índices de refração para os vidros e cerâmicas variam entre 1,5 e 2,5, e para os polímeros, variam entre 1,4 e 1,6. Quanto maior for o índice de refração, maior será o brilho do material, devido às múltiplas reflexões internas da luz que ocorrem nele. Por exemplo, se for adicionado óxido de chumbo, cujo n= 2,61, a vidros de sílica, o índice de refração aumentará e o material terá o aspecto de vidro de cristal, que é bastante utilizado em peças decorativas. Outro exemplo é o diamante: o elevado índice de refração de 2,41 faz com que suas múltiplas faces cintilem. No que se refere ao fenômeno de refração, assinale a alternativa CORRETA: É o fenômeno em que os feixes de luz seguem de um meio para o outro, passam por uma alteração na velocidade de propagação e uma mudança na direção.
É o fenômeno em que os feixes de luz seguem de um meio para o outro, passam por uma alteração na direção das ondas eletromagnéticas e nas partículas elementares.
É o fenômeno em que os feixes de luz seguem de um meio para o outro, passam por uma alteração na velocidade de propagação e uma mudança na pressão.
É o fenômeno em que os feixes de energia seguem de um meio para o outro, passam por uma alteração na velocidade de propagação sem mudança na direção.

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.