Contratado para criar a escultura do prefeito de uma pequena cidade, o escultor, na hora de terminar a última

parte, o rosto, cometeu um erro: deixou uma pequena rachadura acima da testa da estátua. Como a rachadura não era visível de longe, e o escultor estava com o prazo estourado, deixou assim mesmo. Um dia antes de a estátua ser oficialmente inaugurada, houve uma chuva forte seguida de uma queda brusca na temperatura ambiente, atingindo zero grau Celsius. Quando a comitiva do prefeito chegou à praça, encontraram o rosto da estátua rachado e irreconhecível. Assumindo que a causa está relacionada com o evento atmosférico mencionado, o que pode ter acontecido?

A
O resfriamento da estátua não foi uniforme, e a rachadura permitiu que ocorressem correntes de convecção na pedra, que vieram a rachar a parte mais quente, que era a cabeça.

B
A umidade do ar igualou a pressão interna no local da rachadura à pressão atmosférica externa, fazendo com que o rosto fosse esmagado de fora para dentro.

C
A água, ao entrar pela rachadura da estátua rapidamente, sofreu processo de sublimação endotérmica, passando do estado líquido para o gasoso, que aqueceu o rosto da estátua.

D
A água da chuva infiltrou na estátua e expandiu quando a temperatura baixou 4 graus Celsius, rachando a pedra.

E
Ao se transformar adiabaticamente em gelo dentro da testa da estátua, a água absorveu calor latente de vaporização e o usou para aquecer o rosto.

RESPONDER

thayaraoliversantos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.