Em regiões com clima extremo, como no Canadá, na Groenlândia e em algumas outras regiões, as temperaturas

durante as estações mais frias são extremamente baixas, formando áreas extensas com camadas generosas de gelo e neve. Entretanto, muitas pessoas vivem nesses ambientes hostis e buscam adequar-se para sobreviver. Um abrigo bastante mostrado em desenhos animados são os iglus. Veja no Desafio a seguir as características desse tipo de construção.
Com base na situação apresentada, explique como é possível a diferença de temperatura interna e externa, entre o iglu e o ambiente externo, considerando que gelo é um isolante térmico e o interior do iglu não possui fonte de calor por combustão nem energia elétrica, apenas você e seu amigo.

Padrão de resposta esperado

Os iglus são construções de gelo e neve fofa que aprisionam uma massa de ar em seu interior e o próprio calor humano é a fonte de energia que aquece o ambiente.

A energia em forma de calor que o corpo transfere para o ambiente pode ocorrer pelo mecanismo de convecção e radiação. A transferência por convecção ocorre entre o corpo da pessoa e o fluido interno no ambiente que pode ser absolvido em baixas taxas pelos blocos de gelo da estrutura do iglu. Como o gelo e a neve fofa são isolantes térmicos, esse processo de transferência do calor ocorre de forma bem lenta, fazendo com que a transferência do calor do corpo para o ar aqueça o ambiente. Quando o ar é aquecido as correntes de convecção naturais se formam por diferença de temperatura, fazendo com que o ar quente suba e o ar frio desça.

Já a irradiação térmica também ocorre transferindo calor para todos os materiais próximos ao seu corpo. A transferência de calor por condução ocorre entre a parede de gelo e o ambiente externo. Nesse mecanismo, o contato direto conduz o calor para o ambiente que está mais frio, ou seja, para fora do iglu.

RESPONDER

Pattiniantonia está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.