Na figura abaixo, o fio inextensível que une os corpos A e B e a polia têm massas desprezíveis. As massas

dos corpos são mA = 4,0 kg e mB = 6,0 kg. Desprezando-se o atrito entre o corpo A e a superfície, a tração que liga os blocos A e B, em N, é de (Considere a aceleração da gravidade 10,0 m/s2):

1 Resposta

  • Alves

    A ideia aqui é aplicar a segunda lei de Newton para cada bloco individual.

    O bloco "A" está apoiado numa superfície sem atrito aonde o mesmo está ligado por um cabo na sua lateral, logo o movimento do bloco A está restrito a sua horizontal, portanto a sua força normal Fn e sua força peso Fp podem ser despresadas, sendo uma força de tração T a única força atuante na horizontal.

    Já o bloco "B" está pendurado pelo cabo ligado à "A", a força de tração que o bloco B exerce na corda é a mesma que o bloco A exerce na mesma. (tração de A é igual tração de B). O único sentido em que pode haver movimento em B é no eixo vertical e nesse sentido atua além da força de tração a Força Peso (Fp) do bloco B que é dada pela sua massa (6,0kg) multiplicada pela aceleração da gravidade (g=10m/s²)

    (bloco A)

    F = ma
T = m_a*a
T = 4,0kg*a (I)

    (bloco B)

    F = m.a
T - F_p_b*a
T - m_b*g*a
T - 6,0kg*10m/s^2*a
(II)

    como temos duas equações I e II com duas icógnitas podemos montar um sistema ou simplesmente isolar a aceleração "a" da equação II e substituir na equação I.

    isolando "a":

    T - 6,0kg =10m/s^2*a\
a = frac{T-60kg}{10m/s^2}

    agora substituindo na equação I:

    T= 4,0kg*(frac{T-60kg}{10m/s^2})

10T = 4,0T - 240

10T - 4,0T = -240

6,0T = -240

T = -40N

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.