Por que é necessário que o perito seja claro nos fatos tratados na perícia judicial? Como fazer para que,

caso o perito não seja claro, que os fatos fiquem evidenciados no laudo? Como fazer com que o perito mostre aquilo que é realmente importante na causa? Vamos fazer um trabalho para entendermos melhor este trabalho dinâmico da Segurança do trabalho. Entender o processo da perícia por si só é bem simples e fácil, entretanto se faz necessário o conhecimento aprofundado na área de Segurança do Trabalho para uma melhor desenvoltura neste trabalho bem como, conhecendo o que o perito pode vir a buscar dentro da empresa, você terá uma ferramenta para utilizar melhorar a gestão de Segurança do Trabalho dentro da empresa.
O perito necessita tornar compreensível os fatos reclamados nos autos, mesmo que os quesitos não o levem a tanto. Deste modo, o perito não esperará que os advogados das partes forneçam quesitos que permitam a ele apresentar um laudo esclarecedor, até porque, em diversas ocasiões, o profissional que estiver iniciando no ramo da perícia, terá chance de constatar que advogados não apresentam, por vezes, qualquer quesito para o perito e assistentes técnicos responderem. Os advogados não os oferecem por motivos diferentes, sendo comum eles perderem a oportunidade, por não apresentá-los dentro do prazo legal. Causas que julgam pequenas, de pouco valor em discussão, tendem ao desinteresse de formulação de quesitos.
Quando o advogado não conta com ajuda de assistente técnico para sugerir quesitos, é natural sentir-se inseguro em formular perguntas de natureza técnica – precisamente em assunto avesso à área onde atua.
Cita-se aqui uma situação comum de ocorrer, aquela que ensina o perito a não se restringir apenas às respostas aos quesitos propostos nos autos, devendo ele fazer um laudo amplo sobre todos os fatos envolvidos na perícia. Esse ponto a ser resolvido se dá quando o autor reclamante de determinada coisa não apresenta quesitos e o réu causador das reclamações, por sua vez, faz quesitos de acordo com suas conveniências. Se o perito apenas responder aos quesitos do réu, dependendo da natureza com que foram escritos, corre o risco de tornar o laudo incompleto ou até favorecer indevidamente a parte que os apresentou. Em tal conjectura, a prova em questão, que é o laudo, deixaria de ser plenamente útil.

Para elucidar os fatos, exige-se que o perito entenda o objetivo do processo e tudo que nele conste, antes de escrever o laudo. Através da leitura dos autos, o propósito é entendido. Atenção maior é dada à petição inicial – documento que originou a ação. O estudo da inicial é importante porque conta toda a história da reivindicação do autor, que, em geral, é reforçada por documentos que a comprovam. Posteriormente, o perito lerá, também com atenção, a contestação do réu, pois essa fará um relato diferente, contendo elementos que a comprovem.
Como o sucesso das ações depende em muito da inicial, os advogados lhe aplicam normalmente o maior zelo e inteligência que lhes são possíveis. Assim é tanto, que o perito ao lê-la, em alguns casos, parece ele ter entendido tudo, já oferecendo naquele momento razão incondicional ao autor, tendo a impressão, aí, de não ser mais necessário ler o que o réu escreveu, breve instante que logo se dissipará, quando começar a ler as contrarrazões escritas pelo réu.
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Perícias, sua tarefa neste MAPA é atuar como um profissional da segurança do trabalho que está iniciando a sua carreira como Assistente Técnico de Perícias e deverá montar um pequeno manual de orientação, com os seguintes pontos:
01. Explicar para que serve cada tipo de quesito (técnicos – gerais, técnicos – insalubridade e conclusivo), em um perícia de adicional de insalubridade.
02. Supondo uma perícia de adicional de insalubridade – Poeiras, apresentar 3 (três) exemplos de quesitos, para cada tipo descrito no item anterior.
03. Você como auxiliar de perícia, deve montar um check-list, de como deverá ser feita a perícia de adicional de insalubridade (seu passo a passo) e observações para o perito.
04. Tendo como base o texto acima, o aluno deverá fundamentar, em no máximo 15 (quinze) linhas, qual a importância dos quesitos em uma ação trabalhista.

RESPONDER

FerSilva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.