Um técnico de laboratório resolveu realizar uma experiência de de troca de calor. para tanto, utilizou

um caldeirão, uma garrafa de vidro, água e sal. colocou agua no caldeirão é no interior da garrafa de vidro. o caldeirão foi colocado sobre a chama do fogão e a garrafa, que estava aberta, teve seu gargalo preso a um barbante, que, esticado, a mantinha afastada do fundo do caldeirão, porém mergulhada na água. após alguns minutos, ele observou que a água do caldeirão entrou ebulição (a100°c),mas a água do interior da garrafa (que também estava a 100°c)não fervia. esperol mas alguns minutos e colocou um punhado de sal na água do caldeirão; pouco tempo depois, notou que a água do que a água no interior da garrafa entrava em ebulição. a)por que ,mesmo estando a 100°c, a água da garrafa não fervia? b)o que ocorreu com a temperatura de ebulição da água quando acrescentou sal? c)por que ,depois de ser acrescentados sal a água do caldeirão, a água do interior da garrafa também entrou em ebulição?

1 Resposta

  • Wanessa

    a) Mesmo estando a 100°C, a água da garrafa não fervia, porque não existe diferença entre a temperatura externa e interna da garrafa, com isso, o valor da temperatura em °C da "parede" que separa a água do caldeirão e a água da garrafa é nulo (0°C).

    Sendo assim, não existe fluxo de calor e a temperatura interna não aumenta e não entra em ebulição.

    b) Quando acrescentou o sal, a temperatura de ebulição da água aumentou a temperatura da água do caldeirão.

    c) A água do interior da garrafa também entrou em ebulição com uma diferença entre a temperatura da água do caldeirão e da garrafa, assim o valor °C deixa de ser nulo, pois existe fluxo de calor.

    Leia mais em:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.