▸ Expansão para o oesteDurante a União

▸ Expansão para o oeste


Durante a União Ibérica (1580-1640), período em que Portugal ficou sob domínio da Espanha, ocorreu a expansão para o oeste do que viria a ser o território brasileiro. O Tratado de Tordesilhas foi ignorado e os limites entre as áreas coloniais dos dois países na América acabaram se confundindo, facilitando o deslocamento para o interior do continente.


Com o fim da União Ibérica, os portugueses retomaram o controle sobre suas terras na América. Mas somente em 1750, por meio do Tratado de Madri, assinado por Portugal e Espanha, é que a posse definitiva dos territórios conquistados pelos portugueses durante a União Ibérica foi legalizada.


Após a Independência, em 1822, a definição dos limites do território brasileiro ocorreu de forma mais intensa, por meio de acordos, tratados e conflitos com os países vizinhos. A partir da República (1889), a diplomacia brasileira aproveitou a expansão para o oeste, ini ciada no período colonial, e as questões fronteiriças do Império (1822-1889) para definir os contornos do território brasileiro. Em 1940, os limites territoriais já estavam estabelecidos. Observe o mapa e responda às questões.





2. A organização da América portuguesa em capitanias hereditárias permitiu a inte gração efetiva do território? Explique em seu caderno.


3. Qual foi a importância da União Ibérica para a expan são da colônia portuguesa? Responda em seu caderno.

RESPONDER

layonefrikacom está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.