1. A Tabela 01 apresenta dados das concentrações dos principais metais pesados encontrados nos efluentes

líquidos do processo, antes e depois do tratamento por precipitação química. A precipitação dos metais na forma de hidróxidos diminui sua concentração no efluente líquido, sendo que a eficiência do tratamento pode ser quantificada pela porcentagem (%) de redução dos metais no efluente. Tabela 01 – Concentrações dos metais no efluente líquido e % de redução após Tratamento por Precipitação química.

A medição dos dados e os cálculos foram realizados pelo laboratorista da empresa. De posse desses dados, explique como você avaliaria a eficiência do tratamento de precipitação química e descreva, se a remoção é satisfatória para todos os metais.

R:

2. A Tabela 02 apresenta uma comparação entre os padrões de lançamento normatizados pela Resolução CONAMA no 430/2011, e as concentrações dos metais após o tratamento dos efluentes.

Tabela 02 – Comparação dos parâmetros medidos no efluente tratado à Resolução CONAMA no 430/2011.

Diante dos números mostrados, explique se o efluente tratado está dentro dos padrões de lançamento e aponte qual ou quais metais você destacaria com a concentração de lançamento mais inadequada.

R:

3. Os resíduos sólidos consistem no lodo do processo de precipitação química, nos restos de metais ferrosos e não ferrosos e nas embalagens de produtos químicos. Em razão de sua natureza muito diversa, esses resíduos não podem ter o mesmo destino. Como gestor (a) ambiental, explique quais destinações adequadas você sugere para o descarte desses resíduos.

R:

4. Como parte da sua avaliação sobre a composição do efluente líquido tratado, explique sobre as consequências do lançamento desses metais pesados no corpo hídrico receptor e descreva quais processos podem ser desencadeados no corpo d’água.

RESPONDER

Isabillypyc está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.