A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente,

como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar.(...) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte o globo, ou sobre ela exercia predominante influencia - a zona ocupada pelo Exército Vermelho e /ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra - , e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos (...). Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética." (HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995,p.224.)
Com base nas informações apresentadas, responda:
(A) Cite e explique um fator para a crise do socialismo soviético

(B) Apresente uma consequência a partir do fim da URSS

1 Resposta

  • Tira Duvidas

    Obiocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural. trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.
    a biomassa é tida como qualquer material de constituição orgânica que pode ser empregado para algum tipo de produção de energia. assim, os biocombustíveis correspondem a uma das formas sob as quais a biomassa pode ser empregada, além de serem tidos como uma alternativa econômica e ambiental para reduzir a queima dos combustíveis fósseis.
    geralmente, os tipos de biomassa utilizados como matérias-primas dos biocombustíveis são as plantas oleaginosas, ou seja, aqueles vegetais que possuem substâncias em formas de óleos e gorduras que podem ser extraídas a partir de determinados processos. entre os vegetais mais comumente empregados, principalmente no brasil, estão a cana-de-açúcar, a mamona, a palma, o girassol, o babaçu, a soja, o milho e outros. o milho é mais utilizado nos estados unidos, país que, assim como o brasil, produz etanol em larga escala.
    atualmente, o brasil possui uma produção de etanol que supera os 21,5 milhões de barris por ano, o que equivale a um montante de aproximadamente 3,52 bilhões de litros. as perspectivas, segundo a agência internacional de energia, é que essa produção aumente cerca de 200% até o ano de 2050, o que tornaria o brasil uma referência internacional em biocombustíveis.
    as vantagens dos biocombustíveis são várias: menor índice de poluição com a sua queima e processamento; podem ser cultivados e, portanto, são renováveis; geram empregos em sua cadeia produtiva; diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis; além de aumentarem os índices de exportações do país, favorecendo a balança comercial.
    por outro lado, entre as desvantagens dos biocombustíveis, podemos mencionar: a necessidade de amplas áreas agricultáveis, podendo intensificar o desmatamento pela expansão da fronteira agrí; pressão sobre o preço dos alimentos, que podem ter sua produção diminuída para dar lugar à produção de biomassa; entre outros fatores.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.