A tentativa de transformar o Ensino de Geografia em algo neutro não se estabeleceu do dia para a noite.

A Geografia Escolar no período militar sucumbiu aos desejos dos articuladores educacionais daquele momento, pautados pela discussão e pelo discurso da soberania nacional e defesa dos interesses do Brasil na América do Sul. Deste modo, a Geografia – que até o momento esteve permeada de discussões enraizadas no discurso neutro de observação e descrição do Espaço Geográfico – teve sua posição enquanto disciplina escolar mesclada com outras áreas do conhecimento das humanidades, fazendo com que se perdesse sua centralidade enquanto “ciência do espaço”. Sobre a Geografia Escolar no período militar, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas:

a)
Estava embasada em uma Geografia mnemônica, sem que se houvesse uma reflexão e um constructo crítico do conhecimento naquele momento.

b)
Buscou formar cidadãos críticos, reflexivos e participativos nas decisões sociais brasileiras, sobretudo auxiliando no processo de apreensão do Espaço Geográfico.

c)
Contribuiu para a sequência de uma Geografia dos Saberes, na qual o aprender a aprender era mais importante do que o processo de ensino-aprendizagem.

d)
Pautava-se única e exclusivamente na análise dos impactos ambientais causados pelo ser humano enquanto elemento fundador e central do Espaço Geográfico.

e)
Buscava a interdisciplinaridade como base, compreendendo o conhecimento geográfico como um todo universal, sem que se separasse a parte Física da parte Humana.

1 Resposta

  • Yagolds

    reposta :  A

    Explicação:

    Aap4 - fundamentos de Geografia para ciencias humanas

    1- b

    2-a

    3-d

    4-e

    corrigido

Clique aqui para adicionar a sua resposta.