Com suas palavras defina o modelo econômico capitalista americano e o modelo socialista cubano

1 Resposta

  • Isabillypyc

    Ambos são "extremistas". O modelo econômico americano é capitalista e portanto basea-se em princípios como "oferta e procura" (que visa LUCRO), exploração (que visa LUCRO), e demais coisas que visam lucro, ou seja, capital. E por ter essa "obsessão" pelo lucro, o sistema capitalista investe muito na questão empresarial (valoriza o neoliberalismo), afinal, as empresas são o que mais gera lucro (e tem grande influência na mente humana, pela questão ideológica de marcas e tudo mais), e também porque as empresas financiam os políticos em suas campanhas como tributo para seus interesses numa relação mútua entre os interesses de ambas as partes (digamos, se o empresário quiser diminuir o salário mínimo, ele vai procurar por politicos fortes que possam ajudar a alcançar essa meta). Eu falei isso porque muitas pessoas pensam que o capitalismo é só maravilha, pois proporciona tecnologias, e produtos de qualidade para consumo. Ok, ele faz isso sim. São as pessoas que perdem a noção dos valores. 
    Desculpe se eu tiver dito algo errado, mas o EUA estão QUEBRADOS mesmo, as pessoas estão enjoadas de globalização, bigmac, Coca-cola (nem todos; mas os EUA estão quebrados mesmo). Afinal, isso torna as pessoas alienadas e idiotizadas. O capitalismo é movido a lucro, como eu já havia dito, portanto, recorre a todos os meios visando simplesmente LUCRO. As pessoas são seres materializados que tem como função para a humanidade PRODUZIR. E produzir para gerar lucro para os outros e para poder se sustentar e sustentar sua família obesa. Pronto, acabou. 
    (Exagerei bastante. E a minha noção é meio básica) 
    Bom, sobre o modelo socialista cubano... Eles são isolados, eles tem que produzir o que eles mesmos devem consumir, porém, eles não produzem com intuito de maior lucro (com bens de consumo). Digamos, eles tem muita dificuldade mesmo, e os Cubanos vivem tentando fugir pelo mar para os EUA, mas isso porque eles mesmos tem uma visão errônea do capitalismo de lá, acham que as suas vidas vão melhorar muito (e pela perseguição do governo, algumas famílias acabam se separando). Eu não acho que o capitalismo americano é melhor e nem pior do que o socialismo cubano e vice-versa, mas deve-se olhar os aspectos positivos e negativos de ambos os lados. Cuba, por mais que tenha seus problemas, ainda está de pé e os problemas sociais são completamente diferentes. Lá as pessoas não precisam passar horas para um atendimento médico (que nem sempre pode se assegurar que seja bom), lá eles possuem o melhor atendimento médico, por exemplo (apesar de que aqui no Brasil, as pessoas reclamam de esperar três horas para que seus filhos recebam atendimento, porém chegam a pernoitar para assistir o jogo do Flamengo.-QQ). 
    E não existem crianças abandonadas como existem no Brasil (o que chego a crer que também existam nos EUA).

Clique aqui para adicionar a sua resposta.