Dê o conceito de economia e globalização​

1 Resposta

  • liviassiqueira

    tempo; algumas organizações percebendo a sua importância aplicaram-na na intenção de expandir seus negócios e alavancar resultados. Alves (2018) conceitua o termo como a maneira como os países se inter-relacionam, facilitando o acesso internacional por meio da tecnologia. Anhanguera Educacional (2017) define globalização como processo de integração econômica, política, social e cultural entre os países do mundo, também denominado de aldeia global.

    A economia mundial relaciona-se diretamente com a globalização, os dois recursos trabalham as fermentas econômicas do globo, fazendo com que as causas mundiais estejam cada vez mais interligadas.

    Para Oliveira (2011), muitos fatores pelos quais nos deparamos na economia mundial nos tempos de hoje, esta relacionados à globalização. Por se tratar de um fenômeno capitalista e complexo. É o resultado da evolução e revolução tecnológica, da eficiência dos mecanismos de informação, de transportes e do surgimento de instituições supranacionais que lhe dão suporte, como a OMC (Organização Mundial do Comércio). Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países. Oliveira (2011) afirma ainda que, os grandes beneficiários da globalização são os países que compõem o BRICs, países estes considerados emergentes, com grandes economias geradas pelas exportações, e de mercado interno e cada vez mais ocupando presença mundial. O mercado encontra-se mais do que nunca controlado pelas gigantes corporações multinacionais, que espalham seus investimentos nos 5 continentes, e o Estado se transforma em um instrumento de expressão.

    “A globalização definiu para o mundo uma nova organização do espaço geográfico, impactando todas as regiões do mundo, ampliando diferenças entre os países desenvolvidos e dos a caminho do desenvolvimento, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gera expansão do capitalismo, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu empreendimento até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois, a comunicação na era da globalização permite tal expansão, porém, a consequência é o aumento da competitividade.” (OLIVEIRA, p.1. 2011).

    De acordo com Oliveira (2011), manifestos surgem no mundo todo, com relação as consequências negativas que a globalização traz para os países, das quais os atingem incluindo os desenvolvidos. Esses movimentos partem de um princípio de que, as multinacionais conquistaram tanto poder que estão moldando o mundo segundo seus interesses econômicos.

    Apesar de serem fenomenos muito importantes para os países, a globalização e a economia mundial acarretam consigo desvantagens. Essas dificulades afetam os países na qual optam por esse regime, principalmente, aqueles que encontram-se na situação de subdesenvolvidos.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO

    Segundo Pena (2018), existem, dessa forma, muitos daqueles que admiram e consideram importante o fenômeno de mundialização das sociedades, havendo, por outro lado, aqueles críticos que a consideram prejudicial. Fala-se, portanto, da existência de vantagens e desvantagens da Globalização, embora a definição do que seria cada um desses “lados” dependa de quem promove a sua análise.

    De acordo com Pena (2018):

    - Entre as vantagens da Globalização, a primeira e mais óbvia de todas a serem citadas é a diminuição das distâncias e do tempo, assinalando um fenômeno que David Harvey chamou de “compressão espaço-tempo”. Isso ocorreu graças aos avanços tecnológicos no campo da comunicação e dos meios de transporte, cada vez mais rápidos e eficientes, fruto principalmente da Revolução Técnico-Científica-Informacional. Tal configuração permitiu a difusão de notícias e conhecimentos de forma mais rápida, transpondo barreiras físicas e políticas em todo o mundo;

    - Outro aspecto que pode ser considerado positivo da Globalização é a redução do preço médio dos produtos, embora essa não seja uma característica constante. Através da maior integração política mundial, entre outros elementos (como a formação dos Blocos Econômicos), muitos produtos tornaram-se mais baratos e também mais abundantes, sendo largamente difundidos em todo o planeta. Em muitos casos, produtos industrializados têm seus processos produtivos descentralizados em várias partes do mundo, o que contribui para a diminuição dos custos;

    -

    -

Clique aqui para adicionar a sua resposta.