descreva sucintamente os eventos de extinção dos povos indígenas no períoddescreva sucintamente os eventos

de extinção dos povos indígenas no período colonial. o colonial.

1 Resposta

  • Marquinhos

    2 O sistema respiratório humano é composto pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Esses três últimos formam o órgão conhecido como pulmão.

    3 As fossas nasais, também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe. No seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que forçam o ar a turbilhonar.

    4  A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na fonação.

    5 A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões

    6 por que possuem células ciliadas que com esses cílios batem na direção oposta do ar evitando a entrada de partículas estranhas

    7 Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolo e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 4 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares

    8 Os alvéolos pulmonares são rodeados de milhares de capilares, permitindo que os gases dentro dos alvéolos passe por difusão simples para as células sanguíneas dos capilares. Isso se chama hematose.

    9 A ventilação pulmonar ou respiração pulmonar é a renovação do ar contido na porção condutora da via respiratória de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma, isso ocorre no ato da inspiração e expiração.

    10 O diafragma abaixa e as costelas se elevam, o que aumenta o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões. A saída de ar dos pulmões, a expiração, se dá pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

    11 A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração

    12 A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos entrócitos que e´responsável pela coloração vermelha do sangue. ... Além de transportar o oxigênio, a hemoglobina também remove o dióxido de carbono e garante o equilíbrio ácido-base.

    13 O mecanismo de transporte de gases

    O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.

    14 A pressão parcial de oxigénio, ao nível dos alvéolos pulmonares  é maior que no sangue dos capilares (105 mmHg) das respetivas paredes. Pelo contrário, a pressão parcial de dióxido de carbono a esse nível é maior no sangue do que nos alvéolos (40 mmHg)

    15 O relacionamento físico entre a pressão de oxigênio (PO2) e a ligação do oxigênio com a hemoglobina podem ser estudados por pesquisadores in vitro nos laboratórios. O resultado deste estudo e a curva de dissociação do oxigênio da hemoglobina,

    16 A afinidade da hemoglobina pelo gás oxigênio aumenta com o aumento da pressão parcial do O2. Por exemplo, nos alvéolos pulmonares, a pressão parcial do O2 é de 104 mmHg e, nessa pressão, a hemoglobina fica 98% saturada. ... O pH é outro fator que interfere na saturação da hemoglobina pelo oxigênio.

    17

    18 o monóxido de carbono tem uma afinidade muito grande com a hemácias, desse modo, ele se gruda nas hemácias, impedindo a fornecimento de oxigênio pela hemácias para os órgãos do corpo, fazendo o indivíduo morrer de asfixia.

    espero que tenha te ajudado

    so a 17 que eu nao sei

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.